Poética da mão: o pensar-fazer na produção do projeto
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2317-2762.posfauusp.2022.203488Palavras-chave:
Sérgio Ferro, Poética da mão, Livre-necessidade, Pensar-fazerResumo
Este artigo recupera a dimensão de um fazer projetual presente nas práticas do Grupo Arquitetura Nova e na teoria de Sérgio Ferro. Primeiramente, por meio de um olhar analítico, extraímos o conceito de “poética da mão” de dentro da poética da economia e de suas periferias, atribuindo-lhe status próprio e papel criativo insurgente. Para tanto, nos dedicamos a organizar os fragmentos dessa poética, buscando alguns insights que facilitem pensar outros modos organizativos no canteiro de obras e no projeto. Em seguida nos perguntamos: é possível criar um trabalhador coletivo diferente daquele da manufatura capitalista sem evadir-se totalmente a seu propósito? No intuito de melhor compreender essa questão, propomos dois conceitos: a livre-necessidade e o pensar-fazer. O artigo buscou delinear previamente uma poética do fazer que desperte o impensado das relações e práticas, sugerindo alianças voltadas a novos modos de projetar que estejam mais próximos das múltiplas realidades da produção.
Downloads
Referências
ARANTES, Pedro Fiori. Arquitetura nova: Sérgio Ferro, Flávio Império e Rodrigo Lefèvre, de Artigas aos mutirões. São Paulo: Editora 34, 2002.
BUZZAR, Miguel Antonio. Rodrigo Botero Lefèvre e a vanguarda da arquitetura no Brasil. São Paulo: Edições Sesc, 2019.
DELEUZE, Gilles. Espinosa: filosofia prática. São Paulo: Escuta, 2002.
DRAGO, Felipe. Projeto aberto: o pensamento a partir do canteiro de obras. 2020. Tese (Doutorado em Planejamento Urbano e Regional) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2020.
FERRO, Sérgio. Brasília, Lúcio Costa e Oscar Niemeyer. In: FERRO, Sérgio. Arquitetura e trabalho livre. São Paulo: Cosac Naif, 2006a. p. 315-318. (Edição original: 2003).
FERRO, Sérgio. O canteiro e o desenho. In: FERRO, Sérgio. Arquitetura e trabalho livre. São Paulo: Cosac Naif, 2006b. p. 105-200. (Edição original: 1975).
FERRO, Sérgio. Proposta inicial para o debate. In: FERRO, Sérgio. Arquitetura e trabalho livre. São Paulo: Cosac Naif, 2006c. p. 33-36. (Edição original: 1963).
KOURY, Ana Paula. Grupo arquitetura nova: Flávio Império, Rodrigo Lefèvre e Sérgio Ferro. São Paulo: Romano Guerra Editora, 2003.
LOPES, João Marcos de Almeida. Pensamento em construção: excurso sobre as possíveis maquinações metodológicas de Sérgio Ferro para orientar estudos de produção em arquitetura, projeto e trabalho. Arq.urb, São Paulo, n. 29, p. 91-100, 2020.
MARX, Karl. O capital: crítica da economia política. São Paulo: Boitempo, 2010. v. 1.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Felipe Drago, Paulo Edison Reyes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
O detentor dos direitos autorais é o autor do artigo. A revista exige apenas o ineditismo na publicação do artigo. O autor tem do direito de divulgar seu artigo conforme sua conveniência devendo citar a revista.
DIADORIM - Diretório de Políticas Editoriais