O cenário pós-industrial: modificações no ambiente do objeto na sociedade contemporânea e seus novos paradigmas

Autores

  • Denise Dantas Delinea Design

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2317-2762.v0i22p122-140

Palavras-chave:

Design industrial, cultura material, sociedade pós-industrial, design, teoria do objeto, cultura contemporânea

Resumo

Este artigo busca analisar as relações socioculturais e mercadológicas do objeto, identificando as modificações que caracterizam a sociedade contemporânea, a partir da elaboração de um paralelo entre a sociedade industrial e a pós-industrial, enfatizando, principalmente, as modificações ocorridas nos aspectos que interferem na produção de bens de consumo. Buscando traçar um cenário contemporâneo da cultura material, considera também as modificações ocorridas no cotidiano e em sua organização, no espaço de morar, nas relações sociais, produtivas e de consumo que interferiam na produção de objetos nos últimos 40 anos.

Downloads

Referências

ARGAN, G. C. História da arte como história da cidade. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

BAUDRILLARD, J. O sistema dos objetos. São Paulo: Perspectiva, 1993. (Coleção Debates).

BAUMAN, Z. Comunidade. A busca por segurança no mundo atual. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2003.

BEDBURY, S.; FENICHELL, S. O novo mundo das marcas – 8 princípios para a sua marca conquistar a liderança. Rio de Janeiro: Campus, 2002.

BELL, D. Advento da sociedade pós-industrial: Uma tentativa de previsão social. São Paulo: Cultrix, 1973.

DE MASI, D. (Org.) A sociedade pós-industrial. São Paulo: Senac, 1999.

GADE, C. Psicologia do consumidor e da propaganda. Ed. revisada e ampliada. São Paulo: EPU, 1998.

KERCKHOVE, D. A pele da cultura. Lisboa: Relógio D’água, 1997. (Coleção Mediações).

LIMA, F. A sociedade digital. O impacto da tecnologia na sociedade, na cultura, na educação e nas organizações. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2000.

MOLES, A. Teoria de los objetos. Barcelona: Gustavo Gilli, 1974.

O’ SULLIVAN, T.; HARTLEY, J.; SAUNDERS, D.; MONTGOMERY, M.; FISKE, J. Conceitos-chave em estudos de comunicação e cultura. Piracicaba: Unimep, 2001.

POPCORN, F. O Relatório Popcorn. Centenas de idéias de novos produtos e novos mercados. Rio de Janeiro: Campus, 1994.

SANTOS, M. Por uma outra globalização. Do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro: Record, 2000.

TOFFLER, A. A terceira onda. 25 ed. Rio de Janeiro: Record, 2001.

TRAMONTANO, M. Novos modos de vida, novos espaços de morar. Uma reflexão sobre a habitação contemporânea. Paris, São Paulo, Tókio. 1998. Tese (Doutorado) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1998.

Downloads

Publicado

2007-12-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Dantas, D. (2007). O cenário pós-industrial: modificações no ambiente do objeto na sociedade contemporânea e seus novos paradigmas. PosFAUUSP, 22, 122-140. https://doi.org/10.11606/issn.2317-2762.v0i22p122-140