Exposição-feira do bicentenário de fundação de Campinas - 1939: construção histórica e sagração da cidade moderna
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2317-2762.v18i30p88-100Palavras-chave:
Exposição-Feira do Bicentenário de Campinas, Arquitetura art déco, Arquitetura modernista, Plano de Melhoramentos Urbanos de CampinasResumo
O artigo aborda a montagem da exposição-feira, uma festividade cívica, que serviu deliberadamente como meio de divulgação do grande projeto de modernização urbana de Campinas - 1739 ou 1774? A imprecisão em relação à data de fundação da cidade de Campinas foi estrategicamente utilizada, para que, em 1939, o poder público organizasse esse evento espetacular, que, concomitantemente, celebrava um fato histórico passado e consagrava a inserção da cidade na modernidade. A feira era uma grande vitrine, na qual figuravam, publicitariamente, o progresso industrial e a prosperidade econômica da cidade. Uma mise-en-scène solene. A própria escolha da forma comemorativa - exposição-feira - já evidenciava simbolicamente o caráter moderno que estava sendo sublinhado. O governo local, valendo-se dessa comemoração como engenho fundamental da estratégia de legitimação do processo de modernização da paisagem urbana, apresentou, oficialmente, no próprio estande da prefeitura, o Plano de Melhoramentos Urbanos de Campinas.Downloads
Referências
A NECESSIDADE de remodelação de Campinas. Correio Popular, Campinas, 19 out. 1929.
A GRANDE exposição-feira: um espectaculo atttrahente nas commemorações do bi-centenario de Campinas. Correio Popular, Campinas, 3 set. 1939.
CAMPINAS, uma cidade que cresce sob o dynamismo de uma administração moderna. Correio Popular, Campinas, 3 set. 1939. p. 45.
EXPOSIÇÃO-FEIRA commemorativa do bi-centenario de Campinas. Correio Popular, Campinas, 10 set. 1939.
INAUGURADA hontem, com grande brilhantismo a Exposição-Feira commemorativa do Bi-Centenário. Correio Popular, Campinas, 24 set. 1939. Disponível em: http://www.geocities.com/Paris/tower/9826/frame-hist.html. Acesso em: 20 maio 2009.
BADARÓ, Ricardo. Campinas, o despontar da modernidade. Campinas: Publicações CMU-Unicamp, 1996.
BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand, 1989.
BOURDIEU, Pierre. economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 2007.
CHOAY, Françoise. O urbanismo. São Paulo: Perspectiva, 2007.
FRANCO, Ruy Eduardo Debs. Artacho Jurado: arquitetura proibida. São Paulo: Senac, 2008.
LEFEBVRE, Henri. Introdução à modernidade: prelúdios. São Paulo: Paz e Terra, 1969.
LEMOINE, Bertrand. Paris 1937: cinquantenaire de l’exposition internationale des arts et des techniques dans la vie moderne. Paris: Institut Français d’Architecture; Diffusion Paris-Musées, 1987.
PEREIRA, Margareth Campos da Silva. A participação do Brasil nas exposições universais. Projeto, São Paulo, n. 139, 1991.
RELATÓRIOS dos Trabalhos realizados pela prefeitura de Campinas durante o exercício de 1936 apresentados à Câmara Municipal desta cidade pelo prefeito João Alves dos Santos. Campinas: Linotypia da Casa Genoud, 1939.
RELATÓRIOS dos trabalhos realizados pela prefeitura de Campinas no exercício de 1939, apresentado ao Departamento de Municipalidades pelo prefeito dr. Euclydes Vieira. Campinas: Estabelecimento Gráfico “Casa Livro Azul”, 1941.
REVISTA OFICIAL DA EXPOSIÇÃO-FEIRA DO BI-CENTENÁRIO DE CAMPINAS, 1739-1939. São Paulo: J. Gozo, 1939.
SEVCENKO, Nicolau. Orfeu extático na metrópole. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
STEVENSON, Carlos William. Acerca do urbanismo. Campinas: Linotypia da Casa Genoud, 1934.
ZAKIA, Silvia A. P. Consolidação da modernidade: duas obras arquitetônicas exemplares, dois eventos legitimadores. São Paulo: FAUUSP, 2010. (Trabalho Programado, 1).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O detentor dos direitos autorais é o autor do artigo. A revista exige apenas o ineditismo na publicação do artigo. O autor tem do direito de divulgar seu artigo conforme sua conveniência devendo citar a revista.
DIADORIM - Diretório de Políticas Editoriais