Investigação sobre as limitações dos sistemas de reprodução fotográfica fine art: comparação de "redering intents" colorimétrico e perceptual
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2317-2762.v21i36p228-247Palavras-chave:
Fotografia digital. Imagem digital. Revelação fotográfica. Impressão (Arte). Belas artes. Renderização. Gamut. Espaços de cor. Colorimetria. Perfis de cor ICC.Resumo
Este trabalho investigou as diferentes possibilidades técnicas de reprodução fotográfica Fine Art, isto é, impressão digital de alta qualidade, com permanência garantida e fidelidade, seja à obra de arte original, ou ao arquivo de imagem digital. Para obter o desejável padrão de excelência da utilização para fins museológicos, além de selecionar os materiais adequados, é preciso ajustar finamente o sistema de impressão, sendo este o foco do presente artigo. O principal objetivo de manter o apuro técnico é minimizar as perdas no processo, uma vez que todos os métodos de reprodução de imagens, usando tinta e papel, apresentam perdas em relação à imagem capturada no instante da fotografia. Para este experimento, as reproduções foram feitas em sistema de jato de tinta com 10 cores e com Raster Image Processor (RIP), para rasterização e gerenciamento de cores. As impressões utilizaram como substrato o papel Canson Rag Photographique 310 g, feito de fibras de algodão e adequado à reprodução fotográfica de qualidade museológica, de alta permanência. Foram realizadas calibrações de acordo com as práticas indicadas pelo fabricante, e produzidas saídas para avaliação subjetiva – feita por voluntários que avaliaram a qualidade de reprodução –, e objetiva – realizada por meio de espectrofotômetro, verificando a fidelidade de reprodução colorimétrica. As variações dos ajustes finos foram feitos com parâmetro rendering intent , em ajuste relativo colorimétrico e perceptual .Downloads
Referências
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