A atuação das CAPs E IAPs em cidades médias: o caso de Passo Fundo, RS
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2317-2762.posfauusp.2022.171892Palavras-chave:
Habitação social, Política pública habitacional, História da arquitetura e do urbanismo, Passo Fundo, CAPs/IAPsResumo
No Brasil, até as primeiras décadas do século XX, os campos previdenciário e habitacional eram controlados essencialmente pelo setor privado. Frente à ineficiência do setor privado em atender a demanda nacional por esses serviços, e pressionado pela população, o poder púbico decidiu assumir efetivamente como sua responsabilidade a promoção da assistência e habitação social com a criação das Caixas e dos Institutos de Aposentadoria e Pensões (CAPs/IAPs). Assim, este artigo tem como objetivo compreender a atuação das CAPs e dos IAPS no campo da habitação social de Passo Fundo, cidade média localizada ao noroeste do estado do Rio Grande do Sul, entre 1945 e 1964. Os procedimentos metodológicos foram divididos em três etapas: pesquisa bibliográfica; pesquisa documental; e análise dos dados. A partir do levantamento de 5.276 processos imobiliários nos arquivos do INSS/RS das cidades de Passo Fundo e Porto Alegre, encontrou-se um volume de 144 processos de financiamento imobiliários concedidos por meio de seis diferentes órgãos previdenciários em Passo Fundo durante o recorte temporal especificado.
Downloads
Referências
BONDUKI, Nabil. Origens da habitação social: arquitetura moderna, lei do inquilinato e difusão da casa própria. 7. ed. São Paulo: Estação Liberdade: FAPESP, 2017.
BONDUKI, Nabil. Os pioneiros da Habitação Social no Brasil: cem anos de política pública no Brasil. São Paulo: Unesp/Sesc, 2014. v. 1.
BONDUKI, Nabil; KOURY, Ana Paula. Os pioneiros da Habitação Social no Brasil: inventário da produção pública entre 1930 e 1964. São Paulo: Unesp/Sesc, 2014. v. 2.
BOTAS, Nilce Cristina Aravecchia. Produção de cidade como projeto coletivo: a ação habitacional do Instituto dos Industriários (1937-1960). Risco Revista de Pesquisa em Arquitetura e Urbanismo (on-line), v. 14, n. 2, p. 31-37, 2016. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.1984-4506.v14i2p31-37
BOTAS, Nilce Cristina Aravecchia. Entre o progresso técnico e a ordem política: arquitetura e urbanismo na ação habitacional do IAPI. Tese (Doutorado) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011.
BRUNA, Paulo. Os primeiros arquitetos modernos: habitação social no Brasil 1930-1950. 1 reimpr. São Paulo, Edusp: 2015.
DAL MORO , Selina Maria; KALIL, Rosa Maria Locatelli; TEDESCO, João Carlos (Org.). Urbanização, exclusão e resistência: Estudos sobre o processo de urbanização de Passo Fundo, Ediupf, 1998.
FARAH, Marta Ferreira dos Santos. Estado, Previdência Social e Habitação. Dissertação (Mestrado em Sociologia). Faculdade de Letras, Filosofia e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo. São Paulo, 1983.
FERRETTO, Diego. Passo Fundo: estruturação urbana de uma cidade média gaúcha. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo. São Paulo, 176 p. 2012. O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001
GOSCH, L. R. M. Passo Fundo, de Saturnino de Brito ao Mercosul – projetos e imagens urbanas. Dissertação (Mestrado em Desenho Urbano) – Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2002.
GRUPO DE ARQUITETURA E PLANEJAMENTO (GAP). Habitação popular: inventário da ação governamental. São Paulo: Finep/Projeto Editores Associados, 1985.
INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL (INSS)-RS. Processos de concessão de financiamentos. Levantamento realizado no ano de 2019. Passo Fundo: 2019.
INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL (INSS)-RS. Processos de concessão de financiamentos. Levantamento realizado no ano de 2019. Porto Alegre: 2019.
PARIZZI, Marilda Kirst. Passo Fundo: sua história e evolução. Passo Fundo: Berthier, 1983.
PASSAMANI, Lizandra Hoffmann. Pobreza urbana: as condições de habitação popular no município de Passo Fundo/RS. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 99 p. 2012.
PORTO, Rubens. O problema das casas operárias e os institutos e caixas de pensões. [s./l], 1938.
SILVA, Caliane Christie Oliveira de Almeida. Hbitação social no Nordeste: a atuação das CAPs e dos IAPs (1930-1964). Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) – Instituto de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo. São Carlos, 388 p. 2012.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2022 Edgar de Souza

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
O detentor dos direitos autorais é o autor do artigo. A revista exige apenas o ineditismo na publicação do artigo. O autor tem do direito de divulgar seu artigo conforme sua conveniência devendo citar a revista.
DIADORIM - Diretório de Políticas Editoriais







