A genealogia da vontade de verdade:
o acontecimento policéfalo nas Aulas sobre a vontade de saber de Michel Foucault
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2594-5920.primeirosescritos.2020.155723Palavras-chave:
Grécia antiga, acontecimento discursivo, verdade, FoucaultResumo
No início da década de 1970, a preocupação com uma melhor definição de práticas discursivas permeia o horizonte de pesquisas do filósofo francês Michel Foucault. A noção de acontecimento discursivo ganha proeminência em seu primeiro curso no Collège de France, Aulas sobre a vontade de saber. Apropriando-se daquilo que denomina “sistema Nietzsche”, Foucault volta-se para a emergência de uma ética da verdade na Grécia clássica que não teria sua origem em um sistema filosófico como o de Aristóteles. Nessa perspectiva, o discurso verdadeiro seria um efeito de práticas muito diversas e teria sua conformação a partir de exigências político-econômicas e jurídico-religiosas. Com isso, a exclusão do raciocínio sofístico empreendida por Aristóteles seria o efeito último de uma série de transformações que permeiam os séculos VII e VI a.C. na Grécia, e não um acontecimento discursivo único e lapidar deste tipo de relação para com o discurso verdadeiro. Foucault quer mostrar que “um acontecimento é sempre uma dispersão; uma multiplicidade. É o que passa aqui e ali; é policéfalo”.
Referências
DETIENNE, M. Os mestres da verdade na Grécia arcaica. Rio de Janeiro: Zahar, 1988.
FOUCAULT, M. Aulas sobre a vontade de saber. Tradução de Rosemary Costhek Abílio. São Paulo: Martins Fontes, 2014.
GERNET, L. Antropologia de la Grecia Antigua. Madri: Taurus, 1984.
VERNANT, J.-P. As origens do pensamento grego. 19. ed. Rio de Janeiro: Difel, 2010.
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