O feminino como horizonte formativo: aproximações entre “Grande Sertão: Veredas” e “Os anos de aprendizado de Wilhelm Meister”

Autores

  • Nina Auras Vieira de Almeida Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2594-5920.primeirosescritos.2021.176570

Palavras-chave:

Feminino, Bildung, Goethe, Guimarães Rosa, Dialética

Resumo

O presente artigo pretende discutir a relação entre Bildung e feminino partindo de uma análise comparada entre Os anos de aprendizado de Wilhelm Meister (Goethe, 1795) e Grande Sertão: Veredas (Rosa, 1957). Aproximando “formação” de “travessia” como princípios dialéticos, o feminino parece apresentar um campo fecundo de análise na medida em que atua como a negatividade na constituição do sujeito masculino. Através de características como a marcada androginia, as personagens femininas trabalham no sentido de dissolver os polos antinômicos e avançar rumo a uma unidade mediada entre o social e a interioridade.

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O feminino como horizonte formativo

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Publicado

2021-04-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Almeida, N. A. V. de. (2021). O feminino como horizonte formativo: aproximações entre “Grande Sertão: Veredas” e “Os anos de aprendizado de Wilhelm Meister”. Primeiros Escritos, 11(1), 67-78. https://doi.org/10.11606/issn.2594-5920.primeirosescritos.2021.176570