Ação coletiva e participação política: Experiências de jovens na passagem da adolescência para a vida adulta
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2237-2423.v11i1pe00112004Palavras-chave:
Participação, Jovens, Ensino Médio, AutonomiaResumo
Este artigo discute alguns resultados de uma pesquisa que investigou as práticas de participação de quinze jovens de 19 anos, ex-alunos de duas escolas estaduais da cidade de São Paulo. Foram realizadas, em 2020, entrevistas semiestruturadas individualmente com cada um desses jovens com objetivo de resgatar as suas vivências de participação como secundaristas, mapear as suas práticas participativas após a conclusão do Ensino Médio e identificar os sentidos atribuídos às suas experiências na passagem da adolescência para a vida adulta. Rejeita-se aqui o discurso de senso comum de que os jovens são apáticos politicamente: os relatos dos entrevistados evidenciam que esses jovens se inserem em um processo mais amplo de reconfiguração das ações coletivas e da participação política, que busca preservar a autonomia, a autenticidade e a subjetividade dos indivíduos, em um contexto de diversificação e fragmentação da experiência social.
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