11 de Setembro, o uso da burca e agência: um ensaio sobre a relação entre os feminismos oriental e ocidental e o imperialismo

Autores

  • Júlia Valgas Freitas Galvão Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Maria Alice Tonetti Carletti Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2237-2423.v12i1pe00123001

Palavras-chave:

Agência, Mulheres, Capitalismo, Islamismo, Imperialismo

Resumo

Através das análises de Abu-Lughod (2002), Beck (2021), Mahmood (2006), Sahlins (2007) e Zakaria (2021), o presente ensaio busca elucidar as semelhanças e as diferenças entre o feminismo ocidental e oriental no que tange a exploração capitalista. Por meio de uma revisão bibliográfica dos textos “Cosmologias do Capitalismo: o setor transpacífico do sistema mundial”, “As mulheres muçulmanas precisam realmente de salvação?” e “Teoria feminista, agência e sujeito liberatório: algumas reflexões sobre o revivalismo islâmico no Egipto”, pretende-se revisitar pesquisas realizadas nas duas primeiras décadas do século XXI  para expandir as reflexões sobre a interseccionalidade e as opressões de gênero especialmente após o atentado às Torres Gêmeas, com o intuito de evidenciar os privilégios das feministas ocidentais em relação às mulheres do Oriente, ainda que os dois grupos estejam submetidos ao capitalismo e o imperialismo.

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Publicado

2025-04-09

Edição

Seção

Ensaio

Como Citar

Galvão, J. V. F., & Carletti, M. A. T. . (2025). 11 de Setembro, o uso da burca e agência: um ensaio sobre a relação entre os feminismos oriental e ocidental e o imperialismo. Primeiros Estudos, 12(1), e00123001. https://doi.org/10.11606/issn.2237-2423.v12i1pe00123001