Apresentação do I dossiê "Métodos em Ação"
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2237-2423.v12ipe00124001Palabras clave:
Apresentação, DossiêResumen
É com satisfação que anunciamos o primeiro dossiê “Métodos em Ação”, que agrega estudos feitos no bojo da disciplina de Métodos e Técnicas de Pesquisa II entre os anos 2022 e 2023. O objetivo do dossiê é apresentar os resultados dos trabalhos a um público mais amplo, até então restrito a seus colegas, orientadores e ouvintes do seminário de Métodos em Ação, que, desde 2025, passou a ser organizado pelo Eixo Métodos do Laboratório de Pesquisa Social (LAPS), vinculado ao Departamento de Sociologia, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP).
Descargas
Referencias
BUENO, Belmira; TAVARES, Marcos; TONETO Jr, Rudinei. Perfil dos ingressantes USP 2022: Assessoria e coordenação acadêmico-pedagógica e técnico-administrativa para acompanhamento dos concursos Vestibular e Transferência Externa (Relatório técnico). São Paulo: FUVEST, 2022.
JIRÓN, Paola. “On becoming ‘la sombra / the shadow’”. In Mobile Methods, 2010.
MARQUES, Giovanna et al. “Entre o silêncio e a denúncia: A subnotificação de casos de violência de gênero na Universidade de São Paulo”. Primeiros Estudos, Revista de Ciências Sociais, v. 12, 2025
MAUSS, Marcel. Ensaio sobre a dádiva. São Paulo: Cosac Naify, 2003.
MENEZES, Paulo. “O cinema documental como representificação: verdades e mentiras nas relações (im)possíveis entre representação, documentário, filme etnográfico, filme sociológico e conhecimento”. In: NOVAES, S.C. et al. (orgs.). Escrituras da Imagem. São Paulo: EDUSP: FAPESP, 2004, p. 21-45.
MONTENEGRO MONTEIRO, Bento et al. “A direita na Universidade de São Paulo: Uma análise da comunidade discente”. Primeiros Estudos, Revista de Ciências Sociais, São Paulo, v. 12, 2025.
PEREIRA, Millena.; GONÇALVES, Verônica; MAGALHÃES, Yasmin. Cultura popular, classe social e identidade através do futebol de várzea: Uma leitura sociológica do cotidiano do Jardim Verônia Esporte Clube de Ermelino Matarazzo. Primeiros Estudos, Revista de Ciências Sociais, v. 12, 2025.
REPA, Marcus. “Sociologia dos videogames: Caminhos e labirintos para análise de jogos digitais nas Ciências Sociais”. Primeiros Estudos, Revista de Ciências Sociais, São Paulo, v. 12, 2025.
RINALDI, Eric; ALVES, Caio; MANÇANO, Tales. “A significância [da] estatística: sobre a formação e as disputas pela ciência política legítima”. Primeiros Estudos, Revista de Ciências Sociais, São Paulo, v. 12, 2025.
ROIZMAN, Mary Ann et al. “Perspectivas de Futuro da Juventude: Um diagnóstico”. Primeiros Estudos, Revista de Ciências Sociais, São Paulo, v. 12, 2025.
TRIGILIO, Ana Yuki; CANELLATO, Clara; ODA, Milena. “O que transita comigo? Um estudo sobre a experiência desigual de universidade sob a ótica da mobilidade urbana. Primeiros Estudos, Revista de Ciências Sociais, v. 12, 2025.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Guilherme Olímpio Fagundes

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autorizo a Primeiros Estudos - Revista de Graduação em Ciências Sociais a publicar o trabalho (Artigo, Resenha ou Tradução) de minha autoria/responsabilidade, assim como me responsabilizo pelo uso das imagens, caso seja aceito para a publicação on-line.
Concordo a presente declaração como expressão absoluta da verdade e me responsabilizo integralmente, em meu nome e de eventuais co-autores, pelo material apresentado e atesto o ineditismo do texto enviado.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.