Do aço aos carros: processos de industrialização e formação de classe no Sul Fluminense
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2237-2423.v0i4p11-23Palavras-chave:
trabalho, trabalhadores, sindicalismo, cultura de direitos, conflitoResumo
Pretendemos realizar uma abordagem comparativa entre duas experiências deindustrialização, ocorridas na região Sul do estado do Rio de Janeiro. Nosso estudoexaminou processos de formação da classe trabalhadora, tanto no caso da implantaçãoda Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), nos anos 1940-1950; quanto no daVolkswagen Ônibus e Caminhões (VW), nos anos 1990-2000. Analisaremos o conjuntode mecanismos e estratégias utilizados pelo Estado e pelas empresas para constituiçãode uma força de trabalho, as implicações destes nas condições de vida e de trabalho dostrabalhadores e em suas práticas organizativas e mobilizatórias. A atividade de pesquisautiliza métodos quantitativos e qualitativos. Consultamos bibliografia especializada dasCiências Sociais, jornais e periódicos da rede mundial de computadores e da BibliotecaNacional, bem como depoimentos de atores sociais. Também teremos como suporte osdados de perfil coletados em dois surveys (2001 e 2009) realizados pelo Núcleo deEstudos Trabalho e Sociedade (NETS/IFCS/UFRJ) com os trabalhadores da VW e dasempresas participantes do consórcio modular.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autorizo a Primeiros Estudos - Revista de Graduação em Ciências Sociais a publicar o trabalho (Artigo, Resenha ou Tradução) de minha autoria/responsabilidade, assim como me responsabilizo pelo uso das imagens, caso seja aceito para a publicação on-line.
Concordo a presente declaração como expressão absoluta da verdade e me responsabilizo integralmente, em meu nome e de eventuais co-autores, pelo material apresentado e atesto o ineditismo do texto enviado.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.