“Amiga, deixa de ser trouxa!”: uma visão crítica sobre o lugar de fala e a função do humor na discussão
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2237-2423.v11i1pe00114010Palavras-chave:
Lugar de Fala, Ser mulher, Função social do humorResumo
Partindo do livro "Amiga, deixa de ser trouxa!", produzido pelo casal de designers e donos do canal no Youtube "Diva Depressão", Eduardo Camargo e Filipe Oliveira, esta resenha tem como objetivos discutir e problematizar "lugar de fala" a partir do termo "ser mulher", colocando em perspectiva a partir da noção do "humor" para dialogar com esta temática que ainda é considerada tabu na sociedade atual.
Downloads
Referências
BASQUES, Messias. O riso como expressão de um modo de entendimento: do bergsonismo à antropologia. Sci. stud., São Paulo, v. 9, n. 1, p. 105-128, 2011.
BEAUVOIR, Simone. O segundo sexo: fatos e mitos. São Paulo: Difusão Europeia do Livro, 1970.
CAMARGO, Eduardo; OLIVEIRA, Filipe. Amiga, deixa de ser trouxa. 1.ed. São Paulo: Matrix, 2015.
MORAIS, Marília Brandão Lemos. Humor e psicanálise. Estudos de Psicanálise, Belo Horizonte, n. 31, p. 114-124, out. 2008.
RIBEIRO, Djamila. O que é lugar de fala?. Belo Horizonte: Letramento: Justificando, 2017.
SANTOS, Paulo Deimison Brito dos. Riso E Função Social Na Filosofia De Bergson. Revista Ideação, n. 37, Janeiro/Junho. 2018.
SCOTT, Joan. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação & Realidade, [S. l.], v. 20, n. 2, 2017.
SILVA, Tomaz Tadeu da. A produção social da identidade e da diferença. In: SILVA, Tomaz Tadeu da. Identidade e diferença. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2000. p. 73-102.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2024 Isabelle Luisa Amorim da SIlva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autorizo a Primeiros Estudos - Revista de Graduação em Ciências Sociais a publicar o trabalho (Artigo, Resenha ou Tradução) de minha autoria/responsabilidade, assim como me responsabilizo pelo uso das imagens, caso seja aceito para a publicação on-line.
Concordo a presente declaração como expressão absoluta da verdade e me responsabilizo integralmente, em meu nome e de eventuais co-autores, pelo material apresentado e atesto o ineditismo do texto enviado.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.