Partilhando Memórias: K.: relatos de uma busca, de Bernardo Kucinski; Gólgota: caravana de la muerte, de Mauricio Toro Goya e as resistências aos estados de exceção
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1676-6288.prolam.2024.212139Palavras-chave:
Resistência, Literatura, Fotografia, Literatura de Testemunho, História CulturalResumo
Este artículo aborda los estados de excepción y autoritarismo presentes en los gobiernos latinoamericanos, con especial foco en Chile y Brasil, tomando como base el ensayo fotográfico de Mauricio Toro Goya, titulado "Gólgota, caravana de la muerte", y la novela "K.: Relatos de uma busca”, de Bernardo Kucinski. El análisis busca explorar las conexiones y permanencias en las representaciones de estos eventos. La influencia de expresiones sociales duraderas que afectaron a los autores se puede observar en las fotografías y en la novela. El objetivo es comprender cómo estas manifestaciones artísticas revelan las complejas interacciones entre los regímenes autoritarios pasados y modernos en América Latina, destacando similitudes y patrones recurrentes. Al explorar estas obras, esperamos obtener una comprensión más profunda de las dinámicas políticas y sociales de la región y contribuir a un debate más amplio sobre la memoria, la historia y los desafíos que enfrentan las sociedades latinoamericanas contemporáneas.
Downloads
Referências
ALBUQUERQUE JÚNIOR, D. M. de. A mobilização das carnes: história, desejo e política ao rés dos corpos. História da Historiografia, Ouro Preto, v. 16, n. 41, p. 1–23, 2023. https://doi.org/10.15848/hh.v16i41.2005.
AGUIRRE, Soledad. Gólgota, Caravana de la Muerte (Prefácio). In: TORO-GOYA, Maurício. Gólgota: caravana de la muerte. Coquimbo: 1621 Editores, 2013. p. 2-5. Disponível em: https://www.torogoya.com/_files/ugd/cb4fa4_702cf428b89a4131834774c56e02d04d.pdf Acesso em: 11 mai. 2023.
BAUMAN, Zygmunt. Modernity and the Holocaust. New York: Cornell Press, 1996.
BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas. Vol. 1. Magia e técnica, arte e política. Ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1987, p. 114-119.
BOSI, Alfredo. Narrativa e Resistência. Itinerários, Araraquara, n. 10, 1996, p. 11-26.
CHARBEL, Felipe. The New Faces of the Historical Novel. História da Historiografia, Ouro Preto, v. 13, n. 32, p. 19-46, jan.-abr. 2020. https://doi.org/10.15848/hh.v13i32.1530.
GAGNEBIN, Jeanne Marie. Lembrar escrever esquecer. São Paulo: Ed. 34, 2006.
KOSELLECK, Futuro do Passado: contribuição à semântica dos tempos históricos. Rio de Janeiro: Contraponto: Ed. PUC-Rio, 2006.
KUCINSKI, Bernardo. K.: Relatos de uma busca. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
LABORIE, Pierre. L’idée de résistance, entre définition et sens: retour sur un questionnement. In: LABORIE, Pierre. Les Français sous Vichy et l’Occupation. Toulouse: Milan, 2003.
LIRA, Raphaella. O trauma da ficção ou a ficção do trauma: uma leitura de K. relato de uma busca, de Bernardo Kucinski. Literatura e Autoritarismo, n. 18, p. 15-21, 2017.
MALDONADO, Gabriela; CARDOSO, Maria. O Trauma psíquico e o paradoxo das narrativas impossíveis, mas necessárias. Psic. Clin., v.21, n.1, p. 45-57, 2009.
MOULIAN, Tomás. Chile actual: anatomía de un mito. Santiago: LOM - ARCIS, 1997.
NUNES, Benedito. O tempo na narrativa. São Paulo: Editora Ática, 1988.
PARADA, Lincoyan (Org.). Luces Dispersas: fotografías oblicuas en Chile. Chile: Grafika, 2014.
POLLAK, Michael. Memória, esquecimento, silêncio. [Tradução de Dora Rocha Flaksman]. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 2, n. 3, p. 3-15, 1989.
RANCIÈRE, Jacques. A partilha do Sensível: estética e política. [Tradução: Mônica Costa Neto]. São Paulo: EXO experimental org.; 2ª Edição, 2009.
RICOEUR, Paul. Memória, história, conhecimento. Campinas: Editora da Unicamp, 2003.
ROLLEMBERG, Denise. Definir o conceito de Resistência: dilemas, reflexões, possibilidades. In: ROLLEMBERG, Denise; QUADRAT, Samantha Viz (Org). História e memória das ditaduras do século XX. v.1. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2015.
SARLO, Beatriz. Tempo Passado: cultura da memória e guinada subjetiva. São Paulo: Companhia das Letras; Belo Horizonte: UFMG, 2007.
TORO-GOYA, Maurício. Gólgota: caravana de la muerte. Coquimbo: 1621 Editores, 2013. Disponível em: https://www.torogoya.com/_files/ugd/cb4fa4_702cf428b89a4131834774c56e02d04d.pdf acesso em: 11 mai. 2023.
TUAN, Yi-Fu. Espaço e lugar: a perspectiva da experiência. São Paulo: Difel, 1983.
TURIN, Rodrigo. A polifonia do tempo: ficção, trauma e aceleração no Brasil contemporâneo. ArtCultura, Uberlândia, v. 19, n. 35, p. 55-70, jul.-dez. 2017. https://doi.org/10.14393/ArtC-V19n35-2017-2-05.
ZARANKIN et al (orgs.). Historias desaparecidas: arqueología, memoria y violencia política. Córdoba: Encuentro Grupo Editor, 2012.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Luan Erick Lima Sanches

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A BJLAS adota a política de Acesso Livre (Libre Open Access), sob o acordo padrão Creative Commons (CC BY-NC 4.0). O acordo prevê que:
- A submissão de texto autoriza sua publicação e implica compromisso de que o mesmo material não esteja sendo submetido a outro periódico. O original é considerado definitivo;
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC 4.0).
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com necessário reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais, repositórios específicos, ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- O detentor dos direitos autorais da revista, exceto os já acordados no acordo sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC 4.0), é o Programa de Pós-graduação Integração da América Latina.
É permitida a cópia, reprodução e distribuição de textos, imagens, dados e demais arquivos, no todo ou em parte, em qualquer formato ou meio, desde que sejam observadas as regras da licença Creative Commons (CC BY-NC 4.0):
- O uso do material copiado e ou reproduzido no todo ou em partes deve se destinar apenas a fins educacionais, de pesquisa, uso pessoal ou outros usos não comerciais. Reproduções para fins comerciais são proibidas;
- O material pode ser copiado e redistribuído em qualquer suporte ou formato;
- A reprodução deverá ser acompanhada da citação da fonte na integra incluindo o(s) nome(s) do(s) aturoes(s), no seguinte formato: Fonte: Revista Cadernos Prolam/USP. Brazilian Journal of Latin American Studies;
- Os nomes e endereços informados na revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
