Yolanda Valentino: reiterando e criticando os estereótipos latinos através da performance drag
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1676-6288.prolam.23.212349Palavras-chave:
Migração, Mercado de trabalho, Estereótipos, Multiculturalismo, NeoliberalismoResumo
Este artigo se dedica às ações de Yolanda Valentino, uma mulher brasileira, que se identificava como branca antes de migrar e como racializada depois da migração. Em Ottawa, Ontário, Canadá, Yolanda também se identificou como drag queen, em um local específico, o Hot Room, uma boate queer aberta para a diversidade sexual e de gênero no Canadá. Destaco a atuação de Yolanda, pois de um modo ou de outro, nela se localizam as situações mais importantes que as latinas, como mulheres da América Latina que compartilham experiências raciais comuns, vivenciam na cidade. Além disso, meu interesse consiste em exaltar os estereótipos das latinas como elemento de grande importância nos estudos latino-americanos. Concentro-me no espectáculo de Yolanda baseado em estereótipos - como a ideia de que latinas só servem para trabalhos domésticos -, com o propósito de analisar como estes são adotados, mesmo que de forma contraditória, na vida noturna de Ottawa, cidade considerada multicultural. Também defendo que a política de multiculturalismo ajudou a perpetuar tais estereótipos em Ottawa, o que, por sua vez, teve implicações para as latinas, incluindo as latinas com diversidade sexual e de gênero. Ao mesmo tempo, utilizo a teoria da fronteira de Gloria Anzaldúa (2012) para analisar a atuação drag de Yolanda como uma performance capaz de desafiar as normas sociais predominantes em Ottawa ligadas a gênero, raça, classe, social e sexualidade. Tal atuação, simultaneamente, é capaz de questionar políticas específicas como a de multiculturalismo e o status quo da cidade.
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