As coleções fotográficas do Museo Nacional de Bellas Artes e do Museo de Arte Moderno de Buenos Aires
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1676-6288.prolam.2024.220008Palavras-chave:
Fotografia argentina, Colecções fotográficas, Institucionalização, Arte contemporâneaResumo
Este artigo explora o surgimento e o desenvolvimento das coleções fotográficas do Museo Nacional de Bellas Artes (MNBA) e do Museo de Arte Moderno de Buenos Aires (MAMBA). Com base em uma leitura do campo da arte fotográfica da década de 1990 na cidade de Buenos Aires, as características de cada coleção são estudadas dentro da estrutura do discurso curatorial que as promoveu. Também são analisados os diferentes perfis das coleções de acordo com as origens dos artistas que produziram as obras. A hipótese que orienta este trabalho é que a consolidação e a formação de ambas as coleções, sem precedentes em nível nacional, respondem a uma institucionalização inicial da fotografia argentina que promoveu a criação de coleções fotográficas, entre outras questões.
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