Criação artística e territorialidade na paisagem fronteiriça: três estudos de caso
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1676-6288.prolam.2025.224653Palavras-chave:
Criação, Fotografia, Fronteira, Paisagem, TerritorialidadeResumo
O foco deste artigo está em identificar e situar três propostas fotográficas presentes no projeto de pesquisa intitulado A territorialidade e sua relação com a fronteira através das práticas artísticas contemporâneas no noroeste do México. A partir de uma aproximação ao conceito de territorialidade, desenvolvido pela geografia humana, realiza-se uma revisão sobre o território e a paisagem que possibilita a integração e análise das obras dos artistas Omar Pimienta, Ingrid Hernández e Cinthya Hooper. O objetivo é explorar e apresentar suas práticas artísticas em torno do tema da territorialidade. A isso se soma uma reflexão sobre o processo criativo desses projetos documentais e sua relação com a estética que se produz na fronteira. O resultado é uma classificação dentro da prática artística relacionada à territorialidade, por meio da reflexão visual das imagens, com o intuito de construir uma cartografia simbólica dos aspectos migratórios e identitários vinculados a uma característica específica da paisagem cultural e urbana.
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