Criação artística e territorialidade na paisagem fronteiriça: três estudos de caso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1676-6288.prolam.2025.224653

Palavras-chave:

Criação, Fotografia, Fronteira, Paisagem, Territorialidade

Resumo

O foco deste artigo está em identificar e situar três propostas fotográficas presentes no projeto de pesquisa intitulado A territorialidade e sua relação com a fronteira através das práticas artísticas contemporâneas no noroeste do México. A partir de uma aproximação ao conceito de territorialidade, desenvolvido pela geografia humana, realiza-se uma revisão sobre o território e a paisagem que possibilita a integração e análise das obras dos artistas Omar Pimienta, Ingrid Hernández e Cinthya Hooper. O objetivo é explorar e apresentar suas práticas artísticas em torno do tema da territorialidade. A isso se soma uma reflexão sobre o processo criativo desses projetos documentais e sua relação com a estética que se produz na fronteira. O resultado é uma classificação dentro da prática artística relacionada à territorialidade, por meio da reflexão visual das imagens, com o intuito de construir uma cartografia simbólica dos aspectos migratórios e identitários vinculados a uma característica específica da paisagem cultural e urbana.

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Biografia do Autor

  • Mayra Huerta Jiménez, Universidad Autónoma de Baja California

    Profesora investigadora de la Facultad de Artes de la Universidad Autónoma de Baja California. Doctora en artes visuales e intermedia por la Universidad Politécnica de Valencia. Correo: mhuerta@uabc.edu.mx.

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Publicado

2025-11-30

Edição

Seção

Dossiê - Entre imagens, palavras e telas: desafios, transversalidades e reinvenções na arte latino-americana

Como Citar

Huerta Jiménez, M. (2025). Criação artística e territorialidade na paisagem fronteiriça: três estudos de caso. Brazilian Journal of Latin American Studies, 24(51), e224653. https://doi.org/10.11606/issn.1676-6288.prolam.2025.224653