O cinema cubano contemporâneo e sua crítica social. Apontamentos para uma história cultural da Revolução (2016–2024)
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1676-6288.prolam.2025.227308Palavras-chave:
Cinema cubano, Crise de Produção e criação, Hegemonia, História, CubaResumo
Desde 1959, o cinema cubano se tornou uma das cinematografias mais influentes da América Latina. Influenciado por correntes como o neorrealismo, desenvolveu uma importante crítica social sobre diversas problemáticas nacionais e continentais. No entanto, a situação atual aponta para uma diminuição do seu exercício crítico, devido à persistência de normas e censuras burocráticas. Analisa-se como a crise econômica, a falta de recursos, a emigração progressiva e a pressão hegemônica sobre temáticas de caráter histórico constituem algumas das causas que influenciam essa realidade. Aplicou-se o método histórico-lógico por suas possibilidades interpretativas, provenientes da história cultural como disciplina e abordagem metodológica. O estudo permite demonstrar que o cinema cubano atual se encontra imerso em uma situação complexa de produção e criação, bem como sob determinadas pressões hegemônicas. Conclui-se que, devido à continuidade da crise econômica e de certas normas burocráticas, suas capacidades de crítica social foram reduzidas, fenômeno mais evidente nas obras criadas dentro da Ilha durante o período analisado.
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