Missões católicas e políticas tribais na frente de expansão: os Bororo entre o século XIX e o século XX
DOI:
https://doi.org/10.11606/2179-0892.ra.1996.111659Palavras-chave:
expansão, índios Bororo, missões católicasResumo
Este artigo trata da dimensão étnica e interétnica da fronteira mato-grossonse no período que se estende da segunda metade do século XIX ao início do século XX. A região corresponde ao território tradicional Bororo e a análise busca focalizar uma situação de fronteira onde as estratégias tribais interagem com o projeto de consolidação territorial e cultural da fronteira nacional, que tem nos salesianos um de seus agentes principaisDownloads
Referências
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista de Antropologia concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
