Autonomia kaiowá e guarani: a ação dos ñanderu e ñandesy na criação do tekoha

Autores

  • Izaque João Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/1678-9857.ra.2022.204550

Palavras-chave:

Autonomia, Tekoha, Retomada, Cantos kaiowá, Cosmopolíticas

Resumo

O movimento de luta pela terra entre os Kaiowá e Guarani tem atuado desde os anos 80 em um processo de retomada de espaços reivindicados como terras de ocupação tradicional (chamados de tekoha) dessas comunidades no sul de Mato Grosso do Sul. Esses espaços onde os indígenas ingressam em busca de autodeterminação e autonomia precisam passar por uma transformação de dimensões cósmicas para que possam efetivamente tornar-se um tekoha – “lugar onde se pode viver do nosso próprio jeito”, e os cantos dos rezadores e rezadoras – ñanderu e ñandesy – são peça fundamental nesse processo. A partir da experiência do pesquisador indígena como integrante de uma rede familiar associada a uma retomada, o artigo oferece uma reflexão que elucida como, do ponto de vista dos rezadores, esse processo de constituição dos tekoha acontece.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Izaque João, Universidade de São Paulo

    Izaque João é pesquisador indígena do povo Kaiowa, atualmente é doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social na Universidade de São Paulo. Mestre em História pela Universidade Federal da Grande Dourados, é graduado em Pedagogia. Foi coordenador do Curso Normal Médio Intercultural Indígena Ara Verá, tendo ainda experiência como professor de ensino fundamental na escola indígena

Referências

BENITES, Tonico. Rojeroky hina ha roike jevy tekohape (Rezando e lutando): o movimento histórico dos Aty Guasu dos Ava Kaiowa e dos Ava Guarani pela recuperação de seus tekoha. Tese (doutorado em Antropologia Social) – Museu Nacional, Rio de Janeiro, 2014.

CRESPE, Aline Castilho. Mobilidade e temporalidade kaiowá: do tekoha à reserva, do tekoharã ao tekoha. Tese (doutorado em História), Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados (MS), 2015.

JOÃO, Izaque. Jakaira Reko Nheypyrũ Marangatu Mborahéi: Origem e fundamentos do canto ritual jerosy puku entre os Kaiowá de Panambi, Panambizinho e Sucuri'y, Mato Grosso do Sul. Dissertação (mestrado em História), Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados (MS), 2011.

JOÃO, Izaque. As plantas ouvem a nossa voz: cantos e cuidados rituais kaiowá. In OLIVEIRA, Joana Cabral et al. (org). Vozes Vegetais – diversidade, resistências e histórias da floresta. São Paulo: Ubu/IRD, p. 301-11, 2020.

LATOUR, Bruno. A Esperança de Pandora: ensaios sobre a realidade dos estudos científicos. Bauru: Edusc, 2001.

PIMENTEL, Spensy K. Elementos para uma teoria política kaiowá e guarani. Tese de doutorado (Antropologia Social) – USP, São Paulo, 2012.

SANTOS, Anderson de Souza; ELOY AMADO, Luiz Henrique; PASCA, Dan. “É muita terra para pouco índio”? Ou muita terra na mão de poucos? Conflitos fundiários no Mato Grosso do Sul. São Paulo: Instituto Socioambiental, 2021. Disponível em: https://www.socioambiental.org/sites/blog.socioambiental.org/files/nsa/arquivos/conflitos_fundiarios_no_ms_-_versao_final_1.pdf Acesso em: 12 jan 2022.

Downloads

Publicado

2023-12-14

Edição

Seção

Dossiê "As muitas autonomias e seus mundos: olhares cruzados Brasil-México"

Como Citar

João, I. (2023). Autonomia kaiowá e guarani: a ação dos ñanderu e ñandesy na criação do tekoha . Revista De Antropologia, 66. https://doi.org/10.11606/1678-9857.ra.2022.204550