Entre a proteção e a exploração, a caça

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/1678-9857.ra.227910

Palavras-chave:

caça, humanos e animais, crise ecológica

Resumo

Trata-se de um resenha crítica da obra recente de Charles Stépanoff, L'animal et la mort: chasses, modernité et crise du sauvage,  que investiga os fundamentos das relações modernas dispensadas aos animais e à natureza em geral.  Essas relações são sintetizadas pelo autor em duas atitudes polares com o mundo selvagem: a proteção e a exploração. Entretanto, uma atividade  se coloca de maneira embaraçosa entre esse polos: a caça. L'animal et la mort se dedica a uma mergulho analítico sobre a caça praticada no interior da França por populações rurais e caçadores regulares que visitam a região, e descreve aspectos da ecologia e da ética, dos fundamentos cosmológicos e políticos da atividade. O antropólogo adiciona à essa etnografia uma história de longa duração sobre as percepções e atitudes em relação à caça, abordando a filosofia, sociologia e política da caça na França e na Europa ao longo da era moderna. Ao fim, emerge uma distinção elucidativa entre tratamentos dispensados aos animal e seus fundamentos cosmopolíticos, assim como um caracterização dos alicerces da nossa atual crise ecológica.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Fabiano Campelo Bechelany, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

    Professor adjunto de antropologia da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). Doutor em Antropologia Social pelo PPGAS/UnB. Atualmente cedido para o Ministério da Igualdade Racial. Realiza pesquisa junto aos povos indígenas, quilombolas e povos e comunidades tradicionais, em temas ligados às práticas ecológicas, aos conhecimentos tradicionais e as políticas públicas de regularização e desenvolvimento dos territórios.

Referências

Stépanoff, Charles. 2021. L’animal et la mort : chasses, modernité et crise du sauvage. Paris : La découverte. – (Sciences sociales du vivant).

ANTUNES, A. P et. al. 2019. "A conspiracy of silence: Subsistence hunting rights in the Brazilian Amazon". Land Use Policy, 84, 1–11. https://doi.org/10.1016/j.landusepol.2019.02.045

TEIXEIRA, J. L. 2019. Caçando na mata branca: conhecimento, movimento e ética no sertão cearense. Rio de Janeiro. Tese de doutorado. PPGAS – Museu Nacional/UFRJ.

Downloads

Publicado

2025-07-14

Edição

Seção

Resenhas

Como Citar

Bechelany, F. C. (2025). Entre a proteção e a exploração, a caça. Revista De Antropologia, 68. https://doi.org/10.11606/1678-9857.ra.227910