Comendo com Txai, comendo como Txai. A sexualização de relações étnicas na Amazônia comtemporânea
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0034-77011997000100004Palavras-chave:
, relações interétnicas, sociabilidade, sexualidade, gênero, organizações não-governamentais, Cashinahua, Amazônia, Brasil.Resumo
Este trabalho discute construções de identidade social do "índio brasileiro" no Acre, entre 1983 e 1991. Tendo como foco os Cashinahua e suas relações com organizações de apoio pró-indígenas, procura-se analisar como conceitos e práticas que geram sociabilidade foram empregados ou negados nesse contexto social. Nesse propósito, é feito um esboço da forma assumida pelas relações interétnicas na região. Trata-se de entender as relações entre desigualdades no contexto sócio-político e mudanças nos construtos de gênero e sexualidade em situações interétnicas.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista de Antropologia concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).