Pesquisas antropológicas urbanas no "paraíso dos naturalistas"
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0034-77012009000200009Palavras-chave:
Amazônia, antropologia urbana, pesquisa etnográficaResumo
Este texto visa discutir o "lugar" ocupado pela produção de pesquisas antropológicas urbanas na Amazônia. Partindo da constatação da diversidade de temas de interesse das pesquisas antropológicas na região, busca-se aqui delinear um percurso específico da história das pesquisas antropológicas na Amazônia: os estudos que apresentam como foco as realidades sociais urbanas. É destacada também a atuação de antropólogos "de fora" da região e sua contribuição para a formação de antropólogos nativos que desenvolveram pesquisas no contexto urbano.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista de Antropologia concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).