Caminhos de uma pesquisa acerca da sexualidade em aldeias indígenas no Mato Grosso do Sul
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0034-77012010000100006Palavras-chave:
etnicidade, povos indígenas, homossexualidadeResumo
O presente artigo se propõe a discutir os caminhos da pesquisa iniciada pela equipe do projeto "Sexualidade e conjugalidade entre pessoas do mesmo sexo na aldeia e na cidade", nas aldeias Jaguapiru e Bororó, no Mato Grosso do Sul. A proposta do artigo é a de tratar de temas voltados à homossexualidade nestas aldeias situadas às proximidades de um centro urbano. A partir da observação etnográfica e de entrevistas realizadas em campo, tomamos como recorte as trajetórias, práticas e percepções de dois indígenas, e realizamos um levantamento preliminar da literatura sobre as relações entre homossexualidade e etnias indígenas.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista de Antropologia concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).