O candomblé (barroco) de Roger Bastide
DOI:
https://doi.org/10.11606/2179-0892.ra.2011.38602Palavras-chave:
Roger Bastide, barroco, imagens do Nordeste místico em branco e preto, artes e arquitetura, candomblé.Resumo
Este artigo propõe uma releitura de Imagens do Nordeste místico em branco e preto (1945), de Roger Bastide, à luz de outros textos que ele publicou na imprensa paulistana, na mesma década de 1940. Trata-se de artigos que examinam a arte popular e a arte moderna, as cidades e a arquitetura, nos quais ele esboça uma reflexão sobre o barroco brasileiro, distinta das análises sociológicas do barroco que empreendera em seus ensaios de feitio mais acadêmico. O exame desse conjunto evidencia que, desde o momento de sua chegada ao Brasil em 1938, Bastide realiza pesquisas simultâneas sobre o barroco e sobre o candomblé. Esses dois grandes temas de interesse do autor, explorados lado a lado, longe de revelarem interesses divergentes, se entrecruzam, um esclarecendo o outro. E mais: o barroco não apenas constitui uma das matérias de análise de Bastide, como fornece elementos decisivos para que ele ajuste sua visada crítica.Downloads
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