Automodelagem: o lugar da invenção
DOI:
https://doi.org/10.11606/2179-0892.ra.2011.39651Palavras-chave:
Reversão, figura-fundo, fractal, automodelagem, tecnologia, estranhamento.Resumo
Roy Wagner explora neste texto a noção matemática de automodelagem enquanto mecanismo de obviação operante em diferentes casos etnográficos. O esforço comparativo de larga escala aqui realizado serve à recusa de uma “antropologia apropriacional”, isto é, da ideia de que o antropólogo deveria ou poderia ser responsável pela modelagem da proficiência de visão de mundo e de tecnologia em suas populações-sujeito. Este texto, que corresponde ao capítulo 4 do livro inédito The place of Invention [O lugar da invenção], foi apresentado em seminário aberto na Universidade de São Paulo em 18 de agosto de 2011.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista de Antropologia concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).