O profeta, a palavra e a circulação do carisma pentecostal
DOI:
https://doi.org/10.11606/2179-0892.ra.2011.39654Palavras-chave:
Evangélicos, novos movimentos religiosos, pentecostalismo, carisma, globalização, oralidade.Resumo
Este artigo aborda o surgimento e a atuação de líderes carismáticos no pentecostalismo brasileiro que desafia a visão comum do papel do pastor protestante na mediação com Deus. Para além da transformação do pastor em celebridade, reflito sobre a forma de autoridade do carisma pentecostal, sua circulação e transmissão. Três direções em que o carisma circula serão destacadas: 1. sua comodificação através de cursos e conferências pagos, tornando-se evidente que é possível aprender a ser líder com os próprios líderes carismáticos; 2. o carisma, além de ser apreendido num espaço comercial e público, também é passado como capital social e simbólico através dos nomes de família do líder carismático, a exemplo das famílias Valadão, Soares, Malafaia e outras; 3. a autoridade do carisma depende de sua propagação coletiva, que se faz entre os pastores e os fiéis. Estes últimos, por sua vez, também mimetizam o carisma do líder, acessando esse capital e adquirindo o habitus carismático através não só da participação nos cultos, mas também do consumo. Além de reconhecer a produção social do carisma, faz-se necessário entender a sua circulação e o seu compartilhamento. Seguir a trilha do carisma é também seguir a maneira como a mensagem pentecostal circula e se globaliza.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista de Antropologia concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).