O profeta, a palavra e a circulação do carisma pentecostal

Autores

  • Roberta Bivar Carneiro Campos Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.11606/2179-0892.ra.2011.39654

Palavras-chave:

Evangélicos, novos movimentos religiosos, pentecostalismo, carisma, globalização, oralidade.

Resumo

Este artigo aborda o surgimento e a atuação de líderes carismáticos no pentecostalismo brasileiro que desafia a visão comum do papel do pastor protestante na mediação com Deus. Para além da transformação do pastor em celebridade, reflito sobre a forma de autoridade do carisma pentecostal, sua circulação e transmissão. Três direções em que o carisma circula serão destacadas: 1. sua comodificação através de cursos e conferências pagos, tornando-se evidente que é possível aprender a ser líder com os próprios líderes carismáticos; 2. o carisma, além de ser apreendido num espaço comercial e público, também é passado como capital social e simbólico através dos nomes de família do líder carismático, a exemplo das famílias Valadão, Soares, Malafaia e outras; 3. a autoridade do carisma depende de sua propagação coletiva, que se faz entre os pastores e os fiéis. Estes últimos, por sua vez, também mimetizam o carisma do líder, acessando esse capital e adquirindo o habitus carismático através não só da participação nos cultos, mas também do consumo. Além de reconhecer a produção social do carisma, faz-se necessário entender a sua circulação e o seu compartilhamento. Seguir a trilha do carisma é também seguir a maneira como a mensagem pentecostal circula e se globaliza.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Roberta Bivar Carneiro Campos, Universidade Federal de Pernambuco
    Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco (1992), mestrado em Antropologia pela Universidade Federal de Pernambuco (1995) e doutorado em Antropologia Social - University of St. Andrews (2001). Atualmente é professora adjunto IV da Universidade Federal de Pernambuco, pesquisadora e vice líder do Núcleo de Pesquisa sobre Religiões Populares do PPGA da mesma universidade, e membro da comissão editorial da Revista Anthropológicas. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em emoções, atuando principalmente nos seguintes temas: religião, cultura e identidade, emoções, teoria antropológica, corpo e sociedade.

Downloads

Publicado

2012-08-24

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Campos, R. B. C. (2012). O profeta, a palavra e a circulação do carisma pentecostal. Revista De Antropologia, 54(2). https://doi.org/10.11606/2179-0892.ra.2011.39654