O “narrador de máquina falante”: Cal Stewart e a remediação da contação de histórias
DOI:
https://doi.org/10.11606/2179-0892.ra.2013.82461Palavras-chave:
Mídia de massa, Reprodução mecânica, Recontextualização, Estrelato.Resumo
Apresento neste artigo uma exploração preliminar de um exemplo histórico daquilo que denomino remediar o estrelato, processo por meio do qual um performer com qualidades de estrelato no milieu da comunidade de copresença torna-se um recurso para o estrelato no mundo midiático de massa da reprodução mecânica. Concentro-me na carreira performática de Cal Stewart, uma das primeiras estrelas das gravações comerciais de áudio nos Estados Unidos, que se modelou como “o narrador de máquina falante”. A recontextualização da forma de uma performance de uma mídia para outra envolve transformações tanto formais quanto práticas, conforme os performers adaptam formas e práticas comunicativas aos recursos (affordances), estruturas participantes, modalidades sensoriais, e outras características constitutivas de uma nova mídia. Esses fatores, por sua vez, terão uma influência modeladora no processo de construção simbólica por meio do qual o estrelato em uma mídia é utilizado na criação do estrelato em outra mídia.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Revista de Antropologia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam na Revista de Antropologia concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).