Encenações da descrença: a performance dos espíritos e a presentificação do real
DOI:
https://doi.org/10.11606/2179-0892.ra.2013.82469Palavras-chave:
Performance, Teatralidade, Descrença, Narrativa, Espíritos, Capoeira.Resumo
Para J. Fabian, a performance reescreve a clássica questão shakespeariana de “ser ou não ser”, como “ser e não ser”. É por meio da ambiguidade da performance, trazida à tona neste jogo de palavras, que buscamos explorar os sentidos da descrença que impregnam tanto estórias sobre “espíritos”, contadas pelos que lhes procuram em busca de “conselhos” e “ajuda” em centros religiosos afro-brasileiros, como estórias sobre a mandinga da capoeira. Partindo da relação teatral entre encenação e suspensão da descrença, o artigo se encontra suspenso entre o retraçar de um modo pelo qual uma visão essencialmente teatral da vida social tem sido elaborada nas ciências sociais e uma intervenção etnográfica nesta visão, em rumo à uma noção mais propriamente performativa do real.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Revista de Antropologia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam na Revista de Antropologia concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).