Relacionamento entre empresa e stakeholders: um estudo de caso no setor eletroeletrônico
Palavras-chave:
Confiança, Enraizamento, Reciprocidade, Relacionamento, Stakeholders.Resumo
No presente artigo, decorrente de pesquisa em nível de mestrado em Estratégia nas Organizações, apresentam-se os resultados do estudo sobre a prática da gestão estratégica das organizações no relacionamento com seus stakeholders. O trabalho é realizado à luz da Teoria dos Stakeholders, das principais discussões das perspectivas teóricas da Teoria dos Custos de Transação, a qual se baseia na premissa de que as transações comerciais de caráter econômico buscam alternativas de menores custos de transação, e da Nova Sociologia Econômica, na qual as discussões fundamentam que as relações emergem de redes sociais baseadas na confiança e no retorno de benefícios comuns aos atores envolvidos. A investigação caracteriza-se por ser um estudo de caso de caráter qualitativo, desenvolvido em uma organização do setor eletroeletrônico do estado de Santa Catarina, sendo realizada com os grupos de stakeholders comunidade, fornecedores e clientes, mediante entrevistas, envolvendo atores representantes da empresa e de cada um dos grupos de stakeholders. Os resultados permitiram analisar os diferentes grupos e revelaram particularidades no relacionamento da empresa com esses stakeholders, de modo que foi possível observar práticas distintas em condições variadas, sob diferentes perspectivas. Apesar dos interesses econômicos presentes nas relações, a cooperação e a confiança mútua predominam na busca de interesses dos envolvidos.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2011-05-19
Edição
Seção
Artigos
Licença
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
Como Citar
Relacionamento entre empresa e stakeholders: um estudo de caso no setor eletroeletrônico. (2011). INMR - Innovation & Management Review, 8(1), 148-168. https://revistas.usp.br/rai/article/view/79206