Menoridade em pauta em tempos de ditadura: a CPI de Menor (Brasil, 1975-1976)

Autores

  • Daniel Alves Boeira Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC)

DOI:

https://doi.org/10.11606/ran.v0i8.107905

Palavras-chave:

História, Comissão Parlamentar de Inquérito, Infância, Menoridade, Cultura Política

Resumo

Nos últimos anos, os termos “criança” e “adolescente” desdobraram-se para outros. Dependendo do enfoque e do período pesquisados, outras conotações dão conta sobre esses indivíduos ou esses grupos: termos como “abandonado”, “em situação de risco” ou o conhecido “menor”. Ao situarmos os menores dentro de uma conjuntura maior, como o período chamado de ditadura civil-militar (1964-1985), esses indivíduos foram alvos de uma série de ações estatais, tanto pela Fundação Nacional do Bem-Estar do Menor (FUNABEM), como pela constituição de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), chamada CPI do Menor Abandonado ou, apenas, CPI do Menor. Nosso enfoque é mostrar o que é e como foi a CPI em um período de repressão. Desta forma, a CPI investiga as mazelas que a sociedade e os órgãos repressores impunham aos menores e, principalmente, formas de como “salvar”. Cabe aqui, neste artigo, tentar fazer a transposição do contexto dessa CPI, com suas primeiras impressões na sociedade, principalmente pelos estudos feitos para auxiliar os desdobramentos dessa comissão. A época era propícia para atitudes condizentes com a supressão dos direitos humanos e a contrariedade da CPI em relação a essa situação chamava a atenção para a “questão do menor”. Entre 1975 e 1976, a Comissão Parlamentar de Inquérito (1975) teve o intuito de “investigar o problema da criança e do menor carentes no Brasil”. Ao tentarmos capturar as composições do perfil desse personagem nos documentos oficiais, refletimos sobre a atualidade dessa temática, que envolve uma categoria muito especial: o “menor”.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Daniel Alves Boeira, Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC)

    Doutorando em História na Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC) e Professor da Academia de Justiça e Cidadania (ACADEJUC/Santa Catarina).

Downloads

Publicado

2015-11-18

Edição

Seção

Dossiê temático: História da Infância e da Juventude

Como Citar

Menoridade em pauta em tempos de ditadura: a CPI de Menor (Brasil, 1975-1976). (2015). Revista Angelus Novus, 5(8), 179-198. https://doi.org/10.11606/ran.v0i8.107905