A longa e tortuosa trajetória da Autonomia Universitária no Brasil: entrevista com Márcia Bassetto Paes
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2179-5487.v16i16p1-9Palavras-chave:
AESI, Autonomia universitária, USP, Ditatura Militar, Márcia Bassetto PaesResumo
Militante da Liga Operária durante a Ditadura Militar, ela foi presa em 1977 por distribuir panfletos nas portas de fábricas do ABC paulista. Assim como outros militantes de esquerda, encarou os porões da ditadura, foi torturada. Sentiu na pele o peso da censura, da repressão à livre expressão do pensamento e à autonomia do cidadão. A ditadura interrompeu sua formação como historiadora, mas regressaria à universidade outras tantas vezes, formando-se em Marketing, Letras e Licenciatura (Português). Atualmente é doutoranda na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), pesquisando a história dessa mesma universidade nos tempos da ditadura. Nesta entrevista, conversaremos com a doutoranda Márcia Bassetto sobre a longa e tortuosa trajetória da autonomia universitária no Brasil.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Dirceu Franco Ferreira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).