A formação política de João Silvério Trevisan
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2179-5487.21.2025.227102Palavras-chave:
João Silvério Trevisan, Movimento Homossexual Brasileiro, História LGBTQIA+, Trajetória de vidaResumo
O artigo, resultado de uma pesquisa de mestrado, apresenta as constatações obtidas acerca da análise da trajetória de formação política e subjetiva do intelectual, escritor e ativista João Silvério Trevisan. Nascido em Ribeirão Bonito (SP) em 1944, Trevisan é um dos pioneiros do movimento homossexual no Brasil. Tendo fundado o jornal Lampião da Esquina e o grupo de ativismo homossexual Somos, Trevisan pertence a uma geração de militantes que impactou a história política e social do Brasil. A partir de uma perspectiva sensível à dimensão individual da experiência histórica, destacam-se, neste artigo, três momentos fundamentais da formação política de Trevisan: a infância marcada pela rejeição paterna e pela negação do meio; a adolescência no seminário, onde, entre tensões espirituais e descobertas artísticas, germinam os primeiros traços de autonomia e pensamento crítico; e, por fim, o período pós-seminário, marcado pelo processo de ruptura com a Igreja e com os preceitos políticos hegemônicos de seu tempo, e pelo contato com as novas ideias que manteve durante um exílio motivado pela censura que seu filme, Orgia ou o homem que deu cria (1970), sofreu da ditadura militar.
Downloads
Referências
ARAUJO, M. P. N. A utopia fragmentada: as novas esquerdas no Brasil e no mundo na década de 1970. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2000.
BOURDIEU, P. A ilusão biográfica. In: FERREIRA, M. M; AMADO, J. (org.). Usos & abusos da história oral. 8. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006.
CONTESTAÇÃO. Direção: João Silvério Trevisan. 1969. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=u49yR8m13oU. Acesso em: 11 fev. 2024.
COSTA, M. S. Pereira. Maria Montessori e seu método. Linhas Críticas, Brasília, v. 7, n. 13, jul./dez. 2001.
DESBOIS, L. A odisseia do cinema brasileiro. 1. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.
FOUCAULT, M Scientia sexualis. In: História da sexualidade: A vontade de saber. 9. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2014.
GOMES, A. C. Escrita de si, escrita da História: a título de prólogo. In: Escrita de Si, Escrita da História. 1. Ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2004.
GONÇALVES, V. A resistência do vaga-lume: Vida, ativismo e pensamento político de João Silvério Trevisan. Dissertação (Mestrado em História Social) – Programa de Pós-graduação em História Social da UFRJ, Rio de Janeiro, 2025.
GREEN, J. N. Além do Carnaval: A homossexualidade masculina no Brasil do século XX. 3. ed. rev. e aum. São Paulo: Editora Unesp, 2022.
LEVI, G. Usos da biografia. In: FERREIRA, M. M; AMADO, J. (org.). Usos & abusos da história oral. 8. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006.
ORGIA OU O HOMEM QUE DEU CRIA. Direção: João Silvério Trevisan. 1970. Cópia digital.
PÉRET, F. Imprensa gay no Brasil. São Paulo: Publifolha, 2011.
QUINALHA, R. Movimento LGBTI+: Uma breve história do século XIX aos nossos dias. Belo Horizonte: Autêntica, 2022.
RAMOS, F. Cinema Marginal (1968-1973). São Paulo: Editora Brasiliense, 1987.
RIDENTI, M. O fantasma da revolução brasileira. 2. ed. rev. e aum. São Paulo: Editora UNESP, 2010.
TREVISAN, J. S. Entrevista concedida a GIANDALIA, L; AZEVEDO, D. São Paulo, 6 out. 2016. Transcrição, Memorial da Resistência de São Paulo. TREVISAN, J. S.; KASS, H. Entrevista concedida a GRUPO CONTRAFILÉ (MUSSI, J. Z; LUCENA, C; LEONA, R). São Paulo, 5 out. 2019. Transcrição, Memorial da Resistência de São Paulo.
TREVISAN, J. S. Entrevista concedida a GONÇALVES, V. Entrevista por videoconferência via Zoom, Rio de Janeiro, 8 jan. 2025. Transcrição, acervo do Núcleo de História Oral e Memória do Laboratório de Estudos do Tempo Presente (TEMPO/UFRJ).
TREVISAN, J. S. Entrevista sobre militância, resistência e repressão durante a ditadura civil-militar. Memorial da Resistência de São Paulo, entrevista concedida a Luiza Giandalia e Desirée Azevedo em 06/10/2016.
TREVISAN, J. S. O Livro do Avesso. São Paulo: Ars Poetica, 1992.
TREVISAN, J. S. Ana em Veneza. São Paulo: Best Seller, 1994.
TREVISAN, J. S. O Rei do Cheiro. Rio deJaneiro: Record, 2009.
TREVISAN, J. S. Pai, Pai. 1. ed. Rio de Janeiro: Alfaguara, 2017.
TREVISAN, J. S. Troços e Destroços. Rio de Janeiro: Record, 1997.
TREVISAN, J. S. Seis Balas Num Buraco Só: a crise no masculino. São Paulo: Ars Poetica, 1998.
TREVISAN, J. S. Devassos no paraíso: a homossexualidade no Brasil, da colônia à atualidade. São Paulo: Max Limonad, 1986.
TREVISAN, J. S. Meu irmão, eu mesmo. 1. ed. Rio de Janeiro: Alfaguara, 2023.
WOODCOCK, G. História das ideias e movimentos anarquistas: Volume 1: A ideia. Porto Alegre: L&PM, 2023.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Vinícius Potrich de Souza Macedo Gonçalves

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).