Imagens de Nietzsche na vida intelectual brasileira (c. 1890-1950)
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2179-5487.21.2025.235451Palavras-chave:
Arqueologia, Figuras autorais, Friedrich Nietzsche, Imagens, RecepçõesResumo
O presente texto aborda as imagens de Nietzsche na vida intelectual brasileira (c. 1890-1950), buscando montar os horizontes autorais atribuídos ao filósofo. Nesse sentido, essas imagens aparecem permeadas por tensões e por disputas em torno do legado intelectual do filósofo, por onde se pode apreender a formação de regimes de apropriação. A crítica é clara sobre o caráter conflitivo que envolve as recepções de Nietzsche no país, multiplicando-se o alcance das suas imagens, o que implica no desenho de toda uma arqueologia em que se pode ler (e reconhecer) lugares-comuns de discussão em torno de determinado assunto ou tema, havendo, com isso, o estabelecimento de uma espécie de inventário de percepções que conformam e delineiam o que se pode chamar de públicos leitores.
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