Um dragão chinês presta votos a Nossa Senhora da Expectação do Parto
apontamentos a partir do maquinário visual da Capela de Nossa Senhora do Ó
DOI:
https://doi.org/10.11606/ran.v0i2.88843Palavras-chave:
Historia da Arte, Cultura Luso-Brasileira, Talha Ornamental, Minas GeraisResumo
A Capela de Nossa Senhora da Expectação do Parto em Sabará, construída aproximadamente entre 1710 e 1720, apresenta na sua talha as imagens de um dragão de características orientais, um galo e uma águia, entre outras cariátides zoomorfas. Assim como em todos os templos católicos do período, os elementos viso-espaciais foram compostos como aparato discursivo com funções persuasivas, tendo como meta a eficácia do discurso em relação ao contexto sócio-político em que foi concebido. Revelando algumas das estratégias alegóricas e estruturas perspectivas utilizadas na construção desse aparato viso-espacial é possível compreender parte do discurso engendrado pelo cenário montado no interior da capela, problematizando, assim, a funcionalidade de signos originariamente pagãos e aparentemente distantes do contexto da Capitania de Minas Gerais.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Angelus Novus (São Paulo)
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).