Um dragão chinês presta votos a Nossa Senhora da Expectação do Parto

apontamentos a partir do maquinário visual da Capela de Nossa Senhora do Ó

Autores

  • Andrea Piazzaroli Longobardi Universidade Federal de Minas Gerais
  • Patricia Vieira de Souza Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.11606/ran.v0i2.88843

Palavras-chave:

Historia da Arte, Cultura Luso-Brasileira, Talha Ornamental, Minas Gerais

Resumo

A Capela de Nossa Senhora da Expectação do Parto em Sabará, construída aproximadamente entre 1710 e 1720, apresenta na sua talha as imagens de um dragão de características orientais, um galo e uma águia, entre outras cariátides zoomorfas. Assim como em todos os templos católicos do período, os elementos viso-espaciais foram compostos como aparato discursivo com funções persuasivas, tendo como meta a eficácia do discurso em relação ao contexto sócio-político em que foi concebido. Revelando algumas das estratégias alegóricas e estruturas perspectivas utilizadas na construção desse aparato viso-espacial é possível compreender parte do discurso engendrado pelo cenário montado no interior da capela, problematizando, assim, a funcionalidade de signos originariamente pagãos e aparentemente distantes do contexto da Capitania de Minas Gerais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Andrea Piazzaroli Longobardi, Universidade Federal de Minas Gerais

    Graduada em Pedagogia pela Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação.Mestranda (strito senso) em História pela Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas.Mestranda (latu senso) em Arte e Cultura Barroca pela Universidade Federal de Ouro Preto, Instituto de Filosofia, Arte e Cultura.

  • Patricia Vieira de Souza, Universidade Federal de Minas Gerais

    Graduada em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica de Belo Horizonte (Faculdade de Engenharia). Graduada em Artes Plásticas pela Universidade Estadual de Minas Gerais (Escola Guignard). Mestranda (strito senso) em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas). Mestranda (latu senso) em Arte e Cultura Barroca pela Universidade Federal de Ouro Preto (Instituto de Filosofia, Arte e Cultura).

Downloads

Publicado

2011-07-24

Como Citar

Um dragão chinês presta votos a Nossa Senhora da Expectação do Parto: apontamentos a partir do maquinário visual da Capela de Nossa Senhora do Ó. (2011). Revista Angelus Novus, 2, 81-109. https://doi.org/10.11606/ran.v0i2.88843