A arte moderna vai às bancas
jornal e politização da forma no Brasil desenvolvimentista
DOI:
https://doi.org/10.11606/ran.v0i3.88851Palavras-chave:
Jornais e Mídias de Massa, Arte Moderna Brasileira, Concretismo, Neoconcretismo, Nova FiguraçãoResumo
O trabalho investiga a incorporação, no campo da arte moderna, de elementos fragmentários da matéria cotidiana do jornal. Para isso acompanha diversos pontos de inflexão nessa trajetória da incorporação de estruturas (visuais, textuais, comunicativas) oriundas dos meios de comunicação de massa pela arte moderna brasileira entre as décadas de 1950 e 1970. Assim, o trabalho parte da reforma visual do Jornal do Brasil efetuada por entre 1956 e 1959 (por uma equipe ligada ao movimento neoconcreto), para, em seguida, apontar o movimento da Nova Figuração como uma inflexão crítica, marcada pelo trauma do 1º de abril de 1964, analisando uma série de trabalhos produzidos entre 1964 e 1972.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2012-05-14
Edição
Seção
Artigos
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
Motta, G. (2012). A arte moderna vai às bancas: jornal e politização da forma no Brasil desenvolvimentista. Revista Angelus Novus, 3, 4-30. https://doi.org/10.11606/ran.v0i3.88851