O Governo-geral nas vertentes da historiografia brasileira
DOI:
https://doi.org/10.11606/ran.v0i5.88872Palavras-chave:
Historiografia, Governo-geral do Brasi, Novas abordagensResumo
Com base nos caminhos que a historiografia brasileira percorreu para explicar o papel do governo-geral e de seus representantes, busca-se refletir acerca das diferentes estratégias interpretativas que, em alguns casos, acabaram por se transformar em tradição explicativa. Dessa maneira, propomos a possibilidade de diálogo entre elas, particularmente entre as concepções do “Antigo Sistema Colonial”, proposto por Fernando Novais em sua famosa tese, e da “Teoria Corporativa do Antigo Regime”. Ambas concepções acerca das relações entre Coro portuguesa a e América portuguesa vêm sendo retomadas por historiadores, no intuito de conferir mais profundidade às interpretações mais tradicionais acerca da administração no Império português e suas conquistas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).