Trama dogmática
as Instruções de Joseph Ratzinger sobre liberdade na Congregação para a Doutrina da Fé (1984-1986)
DOI:
https://doi.org/10.11606/ran.v0i9.96989Palavras-chave:
Ratzinger, Igreja Católica, Congregação para a Doutrina da FéResumo
Esse artigo tem por objetivo analisar duas instruções, cartas eclesiásticas, publicadas pelo teólogo alemão Joseph Ratzinger, Liberatis Nuntuis – Acerca de alguns aspectos da Teologia da Libertação, de 1984, e Liberatis Conscientia – Sobre a liberdade Cristã e a Libertação, publicada em 1986, quando Ratzinger era prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé. Ambas tiveram grande repercussão, sendo consideradas um marco na atuação da Igreja Católica no tocante à “Questão Social”. Dessa forma, foram feitas considerações sobre a Congregação para a Doutrina da Fé, órgão responsável pela doutrina da Igreja, dando destaque para o processo envolvendo o teólogo brasileiro Leonardo Boff.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).