Ditadura brasileira e desdobramentos da violência e desigualdade social
DOI:
https://doi.org/10.11606/ran.v7i12.99053Palavras-chave:
Ditadura civil-militar, Violência, Humilhação social, Psicologia SocialResumo
A violência é um dos principais temas de pesquisa sobre a ditadura civil-militar brasileira. Quando a violência é pensada no contexto da ditadura, a tortura é o tema de maior destaque, no entanto, outros modos de dominação alimentados pelo regime autoritário não foram tão explícitos e afetam direta e indiretamente as possibilidades de existência de todos os cidadãos brasileiros. Ao longo dos 21 anos da ditadura, a máquina autoritária do regime penetrou a fundo na estrutura de formação social e econômica do país, transformando e deixando marcas na educação, saúde, justiça, cultura e nas polícias do país. As ações políticas do regime, fundadas no combate ao comunismo, favoreceram o desenvolvimento de uma classe sobre outras, fomentando a desigualdade social e os desdobramentos políticos da desigualdade, intensificando o fenômeno da humilhação social. Trata-se de uma força sorrateira, cristalizada nas relações sociais e que, por ser considerada corriqueira, é raras vezes questionada. Entretanto, sua força penetra a fundo nas relações sociais e produz uma angústia que é, simultaneamente, um sofrimento com características psicológicas e políticas. Humilhação social não foi instituída originariamente pela ditadura, mas é um fenômeno antigo, que muito antes já impôs seu golpe aos antepassados. A ditadura intensificou as condições de possibilidade que intensificaram e aprofundaram a humilhação social, agravada também pela continuidade autoritária pós redemocratização.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).