A educação musical de Emílio
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2447-9772.i2p7-35Palavras-chave:
Rousseau, Emílio, educação, música, gosto, estéticaResumo
A proposta de Rousseau, no Emílio, de uma “educação de acordo com natureza”, não deve ser confundida com a criação de um selvagem afortunadamente ignorante de todos os refinamentos de civilização. Pelo contrário, o tratado de Rousseau contém o plano de uma educação de gosto muito sofisticada, e embora Emílio não esteja destinado a se tornar um artista, estará bem versado nas questões e convenções artísticas de seu tempo. Neste trabalho examino os passos da educação musical de Emílio pelas várias fases nas quais Rousseau divide o desenvolvimento físico, intelectual e emocional de seu hipotético aluno. Mostrando como os particulares objetivos e métodos em cada fase se conformam às diretrizes impostas pela natureza para esse desenvolvimento, espero deixar claro que não há nenhuma incompatibilidade, em Rousseau, entre uma educação “de acordo com natureza” e um adequado cultivo do gosto e da apreciação estética.
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