A transcendência no corpo-linguagem: a concepção de dança em Rousseau

Autores

  • Jacira de Freitas Rosa Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2447-9772.i2p37-45

Palavras-chave:

Rousseau, dança, imitação, pitié

Resumo

O texto dedica-se a compreender, não obstante as esparsas análises de Rousseau sobre a dança, a função que esta desempenha no âmbito de sua filosofia política, e, particularmente, na festa popular. Trata-se de definir os componentes essenciais mediante os quais a dança da festa se define por oposição ao balé e por meio dos quais perfaz sua órbita de atuação: na imitação, nas sensações tácteis e na pitié encontram-se as condições estruturais de todo o processo de saída do solipsismo em que a sociedade nos introduz.

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Biografia do Autor

  • Jacira de Freitas Rosa, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
    Doutoranda em Filosofia pela Universidade de São Paulo

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Publicado

2002-12-16

Edição

Seção

Resenhas

Como Citar

Rosa, J. de F. (2002). A transcendência no corpo-linguagem: a concepção de dança em Rousseau. Rapsódia, 1(2), 37-45. https://doi.org/10.11606/issn.2447-9772.i2p37-45