A onipresente arte da aniquilação: ironia e ideal em Rilke
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2447-9772.i15p180-198Palavras-chave:
Hegel, Rilke, Poesia, Ironia, Arte, EpistemologiaResumo
Traçando um paralelo entre uma certa concepção de arte presente na obra de Rainer Maria Rilke e aquela apresentada por Hegel em seus Cursos de estética (1820-29), o artigo pretende analisar o modo como o problema da ironia parece se colocar para Rilke e os desdobramentos dessa forma na produção poética do século XX.
Downloads
Referências
ECKERMANN, J.P. Conversações com Goethe nos últimos anos de sua vida: 1823-1832. Tradução de Mário Luiz Frungillo. São Paulo: UNESP, 2006.
HEGEL, G.W.F. Cursos de Estética. V. 1. Tradução de Marco Aurélio Werle e Oliver Tolle. São Paulo: Edusp, 1999.
HEGEL, G.W.F. Enciclopédia das Ciências Filosóficas. V. 3. Tradução de Paulo Meneses e colaboração de José Machado. São Paulo: Loyola, 1995.
HOLTHUSEN, H.E. Rainer Maria Rilke: A study of his later poetry. New Haven: Yale, 1952.
KLIENEBERGER, H.R. “Romanticism and Modernism in Rilke's ‘Die Aufzeichnungen des Malte Laurids Brigge’”. In: The Modern Language Review, V. 74, n. 2 (Abr., 1979), pp. 361-367.
NOVALIS, F.H. Fragmente und Studien/ Die Christenheit oder Europa. Stuttgart: Philipp Reclam Jun Stuttgart, 2006.
RILKE, R.M. Cartas a um jovem poeta. Tradução de Pedro Süssekind. São Paulo: L&PM, 2006.
RILKE, R.M. Das Florenzer Tagebuch. Frankfurt: Suhrkamp, 1982.
RILKE, R.M. Diaries of a Young Poet. Tradução de Edward Snow e Michael Winkler. Nova Iorque: W.W. Norton&Company, 1998.
RILKE, R.M. Die Aufzeichnungen des Malte Laurids Brigge. Munique: Deutscher Taschenbuch, 1962.
RILKE, R.M. Elegias de Duíno. Tradução de Dora Ferreira da Silva. Rio de Janeiro: Biblioteca Azul, 2013.
RILKE, R.M. O Diário de Florença. Tradução de Marion Fleischer. São Paulo: Nova Alexandria, 2002.
RILKE, R.M; SALOMÉ, L.A. Rilke and Andreas-Salomé: A Love Story in Letters. Nova York: W.W. Norton&Company, 2008.
SALOMÉ, L.A. You alone are real to me: remembering Rainer Maria Rilke. Tradução de Angela von Lippe. Nova York: BOA Editions, 2003.
SCHILLER, F. Poesia ingênua e sentimental. Trad. Márcio Suzuki. São Paulo, Iluminuras, 1991.
WERLE, M.A. “O domingo e os dias de semana: ironia e negatividade em Hegel e no romantismo”. In: Cadernos de Estética Aplicada, nº 17, 2016.
WERLE, M.A. Questão do fim da arte em Hegel. São Paulo: Editora Hedra, 2011.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.