Poética das ruínas e modernidade: acerca de alguns fragmentos da crítica de arte de Denis Diderot sobre Hubert Robert

Autores

  • Flávia Falleiros Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2447-9772.i17p42-64

Palavras-chave:

Diderot, Robert, Ruínas, Modernidade

Resumo

Esse artigo apresenta algumas reflexões sobre a crítica de arte de Denis Diderot relativa ao pintor Hubert Robert (1733-1808). Partindo de algumas considerações quanto ao sentido da emergência do motivo pictórico da ruína no século XVIII, a autora propõe uma análise de alguns excertos sobre o pintor, contidos no Salão de 1767; ao mesmo tempo, apresenta a tradução de um florilégio dos fragmentos sobre Robert, analisando-os. Ao cabo da reflexão, a autora conclui que a “poética das ruínas” de Diderot se inscreve na ruptura com alguns dos mais importantes preceitos da estética clássica, na medida em que questiona o ideal iluminista que, confiante no progresso, via, na arte, um meio para instruir e elevar moralmente. Nesse sentido, a crítica de Diderot a Robert pode ser considerada moderna.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Flávia Falleiros, Universidade Estadual Paulista

    Professora de Teoria Literária na UNESP. 

Referências

BAUDRILLARD, Jean. Verbete “Modernité”. In: Encyclopædia Universalis. Paris: Éditeur à Paris, 2002.

CAMMAGRE, Geneviève. “Ruines et retraite, de Diderot à Volney”. In: Dix-huitième siècle, vol. 48, n. 1, 2016.

BENJAMIN, Walter. Charles Baudelaire, un poète lyrique à l’apogée du capitalisme. Tradução de Jean Lacoste. Paris: Éditions Payot, 1979.

DELON, Michel. “Profondeur de la ruine”. In: LOJKINE, Stéphane; PASCHOUD, Adrien; SELMECI CASTIONI, Barbara (orgs.). Diderot et le temps. Aix-en-Provence: Presses universitaires de Provence, 2016.

DIDEROT, Denis. “Robert”. In: Salon de 1767. Ruines et paysages. Textos estabelecidos e apresentados por Else Marie Bukdahl, Michel Delon, Annete Lorenceau. Paris: Hermann, Éditeur des Sciences et des arts, 1995.

DIDEROT, Denis. Essais sur la peinture. Edição Laurent Versini. In: Œuvres. Paris: Bouquins, 1994-1977, vol. IV.

DIECKMANN, Herbert. “Diderot et son lecteur”. Prefácio de Jean Pommier. In : Cinq leçons sur Diderot. Paris-Genebra: Minard-Droz, 1959.

FALLEIROS, Flávia. O Passeio Vernet, de Diderot: arte, natureza, religião e sociedade. Organização, ensaio e notas de tradução de Flávia Falleiros; tradução e glossário de Flávia Falleiros e Letícia Iarossi. São Paulo: Editacuja, 2021 (e-book disponível no site da editora, gratuitamente).

GOMBRICH, E. H. “L’Italie: deuxième moitié du XVIIe siècle et XVIIIe siècle”. Tradução de J. Combe, C. Lauriol e D. Collins. In: Histoire de l’art. Paris: Phaidon, 2001.

LANEYRIE-DAGEN, Nadeije. Lire la peinture. Dans l’intimité des œuvres. Paris: Larousse, 2015.

LEDUC, Alain. Verbete “Veduta”. In: Les mots de la peinture. Paris: Belin, 2002.

LOJKINE, Stéphane. “Avant-propos”. In: LOJKINE, Stéphane; PASCHOUD, Adrien; SELMECI CASTIONI, Barbara (orgs.). In: Diderot et le temps. Aix-en-Provence: Presses universitaires de Provence, 2016.

LOJKINE, Stéphane. “Histoire, procédure, vicissitudes”. In : LOJKINE, Stéphane; PASCHOUD, Adrien; SELMECI CASTIONI, Barbara (orgs.). Diderot et le temps. Aix-en-Provence: Presses universitaires de Provence, 2016.

TUNSTALL, Kate E., “Diderot, Chardin et la matière sensible”. In : Dix-huitième siècle, vol. 39, n. 1, 2007. Le Robert des noms propres, verbete Hubert Robert. Paris: Dictionnaires Le Robert, 1994.

Downloads

Publicado

2023-12-09

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Falleiros, F. (2023). Poética das ruínas e modernidade: acerca de alguns fragmentos da crítica de arte de Denis Diderot sobre Hubert Robert. Rapsódia, 1(17), 42-64. https://doi.org/10.11606/issn.2447-9772.i17p42-64