Imagens relacionais: participação e imersão nas videoinstalações de Otávio Donasci

Autores

  • Fernanda Albuquerque de Almeida Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2447-9772.i17p135-160

Palavras-chave:

Otávio Donasci, Videocriatura, Instalação, Participação, Imersão

Resumo

Este artigo apresenta uma análise das videoinstalações do artista brasileiro Otávio Donasci (1952-) exibidas em instituições culturais, Videobusto (1986), Videotaxigirls (1992) e Videoesqueleto (1997), e apresentadas em espaços públicos, Hydra (1998) e VideoCriatura Imersiva (2001). Ele utiliza os objetos relacionais de Lygia Clark como ponto de partida para conceber a noção de imagens relacionais, respectiva ao modo de fruição, participativo e imersivo, solicitado por essas instalações. Esta aproximação visa ressaltar a hipótese de que as videocriaturas podem ser pensadas como alternativas aos modelos de comunicação unidirecional presentes tanto na televisão como nas redes sociais, pois consistem em seres híbridos, meio artificiais, meio orgânicos, que promovem interpelações diante do outro por meio de estratégias diversas e multissensoriais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Fernanda Albuquerque de Almeida, Universidade de São Paulo

    Doutora em Estética e História da Arte pela USP.

Referências

BARTHES, Roland. O grão da voz: entrevistas – 1962-1980. Trad. Mário Laranjeira. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2004.

BERARDI, Franco. Asfixia: capitalismo financeiro e a insurreição da linguagem. Trad. Humberto do Amaral. São Paulo: Ubu Editora, 2020.

COHEN, Renato. Performance como linguagem: criação de um tempo-espaço de experimen-tação. São Paulo: Perspectiva, 2007.

COUCHOT, Edmond; TRAMUS, Marie-Héléne; BRET, Michel. “A segunda interatividade: em direção a novas práticas artísticas”. In: DOMINGUES, Diana. (Org.) Arte e vida no sécu-lo XXI: tecnologia, ciência e criatividade. Trad. Gilse Boscato Muratore e Diana Domin-gues. São Paulo: Editora UNESP, 2003, pp. 27-38.

DONASCI, Otávio. Videocriaturas: análise de videoperformances realizadas entre 1980 e 2001. Dissertação de Mestrado em Poéticas Visuais. Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, 2002.

ECO, Umberto. Obra aberta: forma e indeterminação nas poéticas contemporâneas [1962] Trad. Giovanni Cutolo et al. São Paulo: Perspectiva, 2015.

FABBRINI, Ricardo Nascimento. O espaço de Lygia Clark. São Paulo: Editora Atlas, 1994.

GRAU, Oliver. Arte virtual: da ilusão à imersão. Trad. Cristina Pescador, Flávia Gisele Sa-retta e Jussânia Costamilan. São Paulo: Editora UNESP/Editora Senac São Paulo, 2007.

GULLAR, Ferreira. Etapas da arte neoconcreta: do cubismo à arte neoconcreta. Rio de Ja-neiro: Editora Revan, 1999.

HAN, Byung-Chul. A expulsão do outro: sociedade, percepção e comunicação hoje [2016]. Trad. Lucas Machado. Petrópolis: Vozes, 2022.

HIGGINS, Dick. Statement on Intermedia. Nova York, 3 de agosto de 1966. Disponível em: https://www.artpool.hu/Fluxus/Higgins/intermedia2.html. Acesso em 28 set. 2023.

MACHADO, Arlindo. (Org.) Made in Brasil: três décadas do vídeo brasileiro. São Paulo: Iluminuras/Itaú Cultural, 2007.

MARCONDES FILHO, Ciro. “Sobre o tempo de incubação na vivência comunicacional. Em defesa de uma pesquisa das sensações no campo da comunicação”. In: Revista Observatório, vol. 2, Especial 2, out. 2016, pp. 108-122. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/2404. Acesso em 28 set. de 2023.

MATUCK, Artur. O potencial dialógico da televisão: comunicação e arte na perspectiva do receptor. São Paulo: Annablume/ECA-USP, 1995.

MELLO, Christine. Extremidades do vídeo. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2008.

MORAN, Patrícia. “Entrevista com Otávio Donasci”. In: Revista Cena, n. 35, 2021, pp. 62-75. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/cena/article/view/113048. Acesso em 28 set. 2023.

MOROZOV, Evgeny. Big Tech: a ascensão dos dados e a morte da política. Trad. Claudio Marcondes. São Paulo: Ubu Editora, 2018.

O’NEIL, Cathy. Algoritmos de destruição em massa: como o big data aumenta a desigualdade e ameaça a democracia. Trad. Rafael Abraham. Santo André, SP: Editora Rua do Sabão, 2020.

PLAZA, Júlio. “Arte e interatividade: autor-obra-recepção”. In: Ars, vol. 1, n. 2, 2003, pp. 9-29. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/2909. Acesso em 28 set. 2023.

SOGABE, Milton Terumitsu. “A relação do corpo com o vídeo na obra de Otávio Donasci”. In: Revista Gama, Estudos Artísticos, vol. 3, n. 5, 2015, pp. 54-63. Disponível em: https://gama.belasartes.ulisboa.pt/G_v3_iss5.pdf. Acesso em 28 set. 2023.

SPITZ, Rejane. “Brazilian Pioneers in Art and Technology: Waldemar Cordeiro, Abraham Palatnik and Otávio Donasci”. In: Proceedings of the 23rd International Symposium on Electronic Art ISEA2017 Manizales 16th International Image Festival, 2017, pp. 763-766. Disponível em: https://isea-archives.siggraph.org/wp-content/uploads/2021/05/2017_Spitz_Brazilian_Pioneers.pdf. Acesso em 28 set. 2023.

ZANINI, Walter. Walter Zanini: vanguardas, desmaterialização, tecnologias na arte. Organização de Eduardo de Jesus. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2018.

Downloads

Publicado

2023-12-09

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Almeida, F. A. de. (2023). Imagens relacionais: participação e imersão nas videoinstalações de Otávio Donasci. Rapsódia, 1(17), 135-160. https://doi.org/10.11606/issn.2447-9772.i17p135-160