Teoria material da forma: sobre um novo conceito formal de Theodor W. Adorno em sua “fisionomia musical” de Gustav Mahler

Autores

  • Pedro Gloor Vellasco Humboldt Universität. Instituto de Musicologia e Estudos de Mídia.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2447-9772.i18p100-135

Palavras-chave:

Theodor Adorno, Gustav Mahler, Teoria material da forma musical, Autonomia musical, Fisionomia musical

Resumo

A interpretação de Theodor W. Adorno da obra de Gustav Mahler nos traz a oportunidade de pensar um novo conceito de forma musical. A sua “teoria material da forma” propõe desenvolver uma reflexão sobre o que é pensar em forma na música instrumental de concerto. Em um terreno discursivo de tensão permanente entre estética e teoria da música, entre funcionalidade formal e hermenêutica musical, esse artigo tem o intuito de refletir sobre essa ideia de forma musical tentando fazer uma aproximação do discurso filosófico e do discurso do desenvolvimento conceitual da forma, dentro da tradição da teoria musical, chamando atenção para o método fisionômico como um forma de análise extremamente original e atual da arte dos sons, para além do paradigma de autonomia musical.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Pedro Gloor Vellasco, Humboldt Universität. Instituto de Musicologia e Estudos de Mídia.

    Doutorando no Instituto de Musicologia e Estudos de Mídia da Humboldt Universität, Berlim

Referências

ADORNO, Theodor. “Die Aktualität der Philosophie”. In: Gesammelte Schriften. Vol. 1: Philosophische Frühschriften. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1973.

ADORNO, Theodor. Ästhetische Theorie. In: Gesammelte Schriften. Vol. 7: Ästhetische Theorien. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1970.

ADORNO, Theodor. Einführung in der Musiksoziologie. Zwölf theoretische Vorlesungen [1962]. In: Theodor W. Adorno. Gesammelte Schriften. Vol. 14: Dissonanzen. Einleitung in die Musiksoziologie. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1973.

ADORNO, Theodor. Mahler. Eine musikalische Physiognomik [1960]. In: Theodor W. Adorno. Gesammelte Schriften. Vol. 13: Die musikalische Monographien. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1971.

ADORNO, Theodor. Philosophie der neuen Musik [1949]. In: Gesammelte Schriften. Vol. 12: Philosophie der Neuen Musik. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1990.

BAUER-LECHNER, Natalie. Erinnerungen an Gustav Mahler. Bremen: Europäischer Literaturverlag, 2014.

BENJAMIN, Walter. Briefe. Ed. de G. Scholem e Theodor W. Adorno. Vol II. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1960.

BEKKER, Paul. Das deutsche Musikleben. Berlim: Schuster & Loeffler, 1916.

BEKKER, Paul. Gustav Mahlers Sinfonien. Berlim: Schuster & Loeffler, 1921.

BUCK-MORSS, Susan. The Origin of Negative Dialectics. Theodor W. Adorno, Walter Benjamin, and the Frankfurt Institute. Hassocks/Sussex, R.U.: The Harvester Press, 1977.

BUHLER, James. “‘Breakthrough’ as Critique of Form: The Finale of Mahler’s First Symphony”. In: 19th Century Music, vol. 20, n. 2, Special Mahler Issue, University of California Press, 1996.

DAHLHAUS, Carl. Klassische und romantische Musikästhetik. In: Gesammelte Schriften, Vol. 5: 19. Jahrhundert II. Theorie/ Ästhetik/ Geschichte: Monographien. Laaber: Laaber, 2003.

DAHLHAUS, Carl. Die Musiktheorie im 18. und 19. Jahrhundert. Zweiter Teil. In: Gesammelte Schriften. Vol. 4: 19. Jahrhundert I. Theorie-Ästhetik-Geschichte: Monografien. Laaber: Laaber, 2002.

Downloads

Publicado

2024-12-05

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Vellasco, P. G. (2024). Teoria material da forma: sobre um novo conceito formal de Theodor W. Adorno em sua “fisionomia musical” de Gustav Mahler. Rapsódia, 18, 100-135. https://doi.org/10.11606/issn.2447-9772.i18p100-135