Satisfação em associações de interesse privado: uma aplicação com produtores de cana-de-açúcar no Brasil

Autores

  • Luciano Thomé e Castro University of São Paulo; Faculty of Economics and Business of Ribeirão Preto; Business Department
  • Priscilla Mendes Machado University of São Paulo; Faculty of Economics and Business of Ribeirão Preto; Business Graduation Program
  • Marcos Fava Neves University of São Paulo; Faculty of Economics and Business of Ribeirão Preto; Business Department
  • Roberto Fava Scare University of São Paulo; Faculty of Economics and Business of Ribeirão Preto; Business Department

DOI:

https://doi.org/10.1016/j.rausp.2016.06.001

Resumo

O objetivo do estudo foi identificar os elementos preditores da satisfação apresentada por produtores de cana-de-açúcar com as associações de adesão voluntária que eles fazem parte. Foi desenvolvido um modelo composto por sete dimensões aglomeradas em dois tipos: aspectos individuais (aspectos econômicos, estabelecimento de novos relacionamentos e honra) e aspectos coletivos (percepção de serviços, representação, confiança e relevância da associação). Questionários foram aplicados diretamente a 550 produtores e desses 411 foram válidos. A partir dos dados levantados, foram feitas análises de correlação e regresso linear múltipla entre as variáveis. Os resultados identificaram que todas as sete variáveis do modelo apresentam correlação positiva com a satisfação, entretanto apenas cinco delas compuseram o modelo final após a regressão linear múltipla: percepção de serviços oferecidos, representação, confiança, aspecto econômico e honra. Os resultados também mostraram, diferentemente do esperado, que os aspectos coletivos influenciam mais a satisfação dos produtores do que os aspectos individuais. Apresentam-se importantes orientações sobre a pesquisa em associativismo e a gestão de associações.

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Publicado

2016-09-01

Edição

Seção

Strategy & Business Economics

Como Citar

Satisfação em associações de interesse privado: uma aplicação com produtores de cana-de-açúcar no Brasil . (2016). Revista De Administração, 51(3), 246-254. https://doi.org/10.1016/j.rausp.2016.06.001