Influenciando a Cadeia Brasileira de Abastecimento de Etanol: As Preferências dos Consumidores

Autores

  • Giuliana Isabella Universidade de São Paulo
  • Abraham Sin Oih Yu Instituto de Pesquisa Tecnológica
  • Adriano Maniçoba da Silva Instituto Federal de São Paulo
  • Ana Lucia Pegetti Universidade Católica de Santos

DOI:

https://doi.org/10.1016/j.rausp.2017.05.003

Palavras-chave:

Escolha, Comportamento do consumidor, Energia, Etanol, Gasolina, Cadeia de suprimentos

Resumo

Muitos fatores têm sido discutidos na literatura sobre as causas de obstáculos na cadeia de suprimento do etanol brasileiro, como por exemplo, o baixo preço do petróleo e o preço elevado do açúcar durante a crise financeira de 2008. No entanto, há um importante fator que pode também ser um obstáculo, mas que não foi explorado até o momento, o consumidor. Como motoristas escolhem reabastecer seus carros? Será que a ponta inicial da cadeia conhece os seus consumidores? Neste trabalho tem-se como objetivo demonstrar como os intervenientes da cadeia de fornecimento de etanol percebem as preferências dos consumidores, e compará-las aos fatores que os motoristas de veículos flex brasileiros apontam como relevantes na escolha dos combustíveis. Para isso, utilizou-se uma amostra de anúncios recolhidos a partir de meios de comunicações brasileiros que caracterizam as percepções dos gestores da cadeia de fornecimento e uma amostra com motoristas para entender as ações do consumidor. Como resultado, observou-se que há uma diferença considerável entre as preferências atuais dos consumidores de combustível e as preferências do consumidor percebidas pelas partes da cadeia de suprimento de etanol. A disparidade é provavelmente mais uma das causas do segundo revés na cadeia de abastecimento do Brasil (2009-2012). Com base nestes resultados destacam-se as implicações estratégicas na gestão desta cadeia de suprimentos e também o papel das políticas públicas na melhoria da difusão de etanol no Brasil.

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Publicado

2017-09-01

Edição

Seção

Strategy & Business Economics

Como Citar

Influenciando a Cadeia Brasileira de Abastecimento de Etanol: As Preferências dos Consumidores. (2017). Revista De Administração, 52(3), 304-316. https://doi.org/10.1016/j.rausp.2017.05.003