Influenciando a Cadeia Brasileira de Abastecimento de Etanol: As Preferências dos Consumidores
DOI:
https://doi.org/10.1016/j.rausp.2017.05.003Palavras-chave:
Escolha, Comportamento do consumidor, Energia, Etanol, Gasolina, Cadeia de suprimentosResumo
Muitos fatores têm sido discutidos na literatura sobre as causas de obstáculos na cadeia de suprimento do etanol brasileiro, como por exemplo, o baixo preço do petróleo e o preço elevado do açúcar durante a crise financeira de 2008. No entanto, há um importante fator que pode também ser um obstáculo, mas que não foi explorado até o momento, o consumidor. Como motoristas escolhem reabastecer seus carros? Será que a ponta inicial da cadeia conhece os seus consumidores? Neste trabalho tem-se como objetivo demonstrar como os intervenientes da cadeia de fornecimento de etanol percebem as preferências dos consumidores, e compará-las aos fatores que os motoristas de veículos flex brasileiros apontam como relevantes na escolha dos combustíveis. Para isso, utilizou-se uma amostra de anúncios recolhidos a partir de meios de comunicações brasileiros que caracterizam as percepções dos gestores da cadeia de fornecimento e uma amostra com motoristas para entender as ações do consumidor. Como resultado, observou-se que há uma diferença considerável entre as preferências atuais dos consumidores de combustível e as preferências do consumidor percebidas pelas partes da cadeia de suprimento de etanol. A disparidade é provavelmente mais uma das causas do segundo revés na cadeia de abastecimento do Brasil (2009-2012). Com base nestes resultados destacam-se as implicações estratégicas na gestão desta cadeia de suprimentos e também o papel das políticas públicas na melhoria da difusão de etanol no Brasil.Downloads
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Publicado
2017-09-01
Edição
Seção
Strategy & Business Economics
Como Citar
Influenciando a Cadeia Brasileira de Abastecimento de Etanol: As Preferências dos Consumidores. (2017). Revista De Administração, 52(3), 304-316. https://doi.org/10.1016/j.rausp.2017.05.003