Sobre a relação entre o antitruste e a estratégia: onde estamos e para onde podemos ir
DOI:
https://doi.org/10.1016/j.rausp.2017.05.004Palavras-chave:
Estratégia, Antitruste, Poder de mercado, RBVResumo
Neste artigo, é examinado o papel que a análise estratégica tem desempenhado no antitruste e são discutidos novos caminhos. A fim de alcançar este objetivo, o trabalho apresenta duas direções. Inicialmente, realiza-se a revisão do debate atual sobre a relação entre antitruste e estratégia. Defende-se que grande parte da discussão contemporânea sobre o assunto se baseia em abordagens econômicas tradicionais de estratégia, o que leva à desconsideração do papel da heterogeneidade da firma na dinâmica competitiva. Na segunda parte do artigo, é esboçada uma abordagem de antitruste fundamentada na visão baseada em recursos. Esta abordagem é particularmente útil para examinar as condições de rivalidade do mercado, sendo um complemento – e não necessariamente um substituto – à análise econômica antitruste tradicional.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2017-09-01
Edição
Seção
Strategy & Business Economics
Como Citar
Sobre a relação entre o antitruste e a estratégia: onde estamos e para onde podemos ir. (2017). Revista De Administração, 52(3), 317-329. https://doi.org/10.1016/j.rausp.2017.05.004