O caso como estratégia de ensino na área de administração

Autores

  • Ana Akemi Ikeda Fundação Instituto de Administração
  • Tânia Modesto Veludo-de-Oliveira Cardiff Business School
  • Marcos Cortez Campomar Fundação Instituto de Administração

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0080-21072006000200003

Palavras-chave:

caso, método, ensino, aprendizagem, administração, educação

Resumo

Neste artigo aborda-se o método do caso e analisa-se o seu emprego como recurso pedagógico na área de administração. Foi realizado um levantamento bibliográfico que cobriu os seguintes tópicos: origens do método do caso, o método do caso na área de administração, objetivos pedagógicos do método do caso, possibilidades de uso do método do caso, benefícios do método do caso, desafios e críticas ao método do caso. Nas considerações finais, enfatiza-se a importância da participação ativa de instrutores e alunos para o sucesso do método. Essa estratégia de ensino deve ser utilizada concomitantemente a outras técnicas educacionais. Muitos desafios rondam o emprego do método no Brasil, como a falta de tradição e a pouca valorização da produção de casos, a falta de preparo dos instrutores e autores e a dificuldade em obter informações das empresas para a elaboração de casos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2006-06-01

Edição

Seção

Metodologia de Ensino e Pesquisa

Como Citar

O caso como estratégia de ensino na área de administração. (2006). Revista De Administração, 41(2), 147-157. https://doi.org/10.1590/S0080-21072006000200003