Ativos intangíveis e estrutura de capital: a influência das marcas e patentes sobre o endividamento

Autores

  • Eduardo Kazuo Kayo Universidade Presbiteriana Mackenzie; Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas
  • Chang Chuan Teh Universidade Presbiteriana Mackenzie; Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas
  • Leonardo Fernando Cruz Basso Universidade Presbiteriana Mackenzie; Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0080-21072006000200004

Palavras-chave:

ativos intangíveis, estrutura de capital, endividamento, marcas, patentes

Resumo

No que diz respeito à teoria de estrutura de capital, uma questão ainda permanece em aberto: existe uma estrutura ótima de capital? Em caso afirmativo, o que determina essa estrutura? A literatura financeira lista uma série de variáveis que influenciariam essa estrutura. Estudos recentes indicam que os gastos com pesquisa e desenvolvimento (P&D) e propaganda e publicidade exercem influência importante sobre o endividamento, o que sugere que a estrutura de capital também pode sofrer a influência dos ativos intangíveis. O objetivo principal neste artigo é analisar a relação entre a estrutura de capital e as variáveis representativas de ativos intangíveis (quantidade de patentes, tempo médio de vida das patentes e quantidade de marcas). Os resultados indicam uma influência negativa e estatisticamente significante das patentes sobre o nível de endividamento das empresas analisadas. Esses resultados corroboram a hipótese de que as empresas intensivas em inovação apresentam níveis mais baixos de endividamento.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2006-06-01

Edição

Seção

Finanças & Contabilidade

Como Citar

Ativos intangíveis e estrutura de capital: a influência das marcas e patentes sobre o endividamento. (2006). Revista De Administração, 41(2), 158-168. https://doi.org/10.1590/S0080-21072006000200004