Ativos intangíveis e estrutura de capital: a influência das marcas e patentes sobre o endividamento
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0080-21072006000200004Palavras-chave:
ativos intangíveis, estrutura de capital, endividamento, marcas, patentesResumo
No que diz respeito à teoria de estrutura de capital, uma questão ainda permanece em aberto: existe uma estrutura ótima de capital? Em caso afirmativo, o que determina essa estrutura? A literatura financeira lista uma série de variáveis que influenciariam essa estrutura. Estudos recentes indicam que os gastos com pesquisa e desenvolvimento (P&D) e propaganda e publicidade exercem influência importante sobre o endividamento, o que sugere que a estrutura de capital também pode sofrer a influência dos ativos intangíveis. O objetivo principal neste artigo é analisar a relação entre a estrutura de capital e as variáveis representativas de ativos intangíveis (quantidade de patentes, tempo médio de vida das patentes e quantidade de marcas). Os resultados indicam uma influência negativa e estatisticamente significante das patentes sobre o nível de endividamento das empresas analisadas. Esses resultados corroboram a hipótese de que as empresas intensivas em inovação apresentam níveis mais baixos de endividamento.Downloads
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Publicado
2006-06-01
Edição
Seção
Finanças & Contabilidade
Como Citar
Ativos intangíveis e estrutura de capital: a influência das marcas e patentes sobre o endividamento. (2006). Revista De Administração, 41(2), 158-168. https://doi.org/10.1590/S0080-21072006000200004