Competitividade e coordenação no sistema agroindustrial exportador de mamão brasileiro: estudo de casos múltiplos
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0080-21072007000200006Palavras-chave:
coordenação, arranjos organizacionais, sistema agroindustrial, competitividade, mamão, firmas exportadoras, estratégias organizacionaisResumo
A pesquisa busca compreender o padrão de concorrência no mercado internacional e avaliar os arranjos organizacionais adotados por empresas exportadoras do Sistema Agroindustrial (SAG) de Mamão brasileiro em relação aos fatores determinantes desse padrão. Conceitos ligados a Economia dos Custos de Transação e Escolas de Estratégia formam o principal arcabouço teórico utilizado neste estudo. A premissa básica da pesquisa reside na adequação dos arranjos organizacionais ao padrão de concorrência vigente no mercado em que a empresa atua, como estratégia para aquisição e manutenção de uma melhor posição competitiva. O desenvolvimento da pesquisa baseou-se em estudo multicaso. A análise de fatores determinantes do padrão de concorrência, assim como dos arranjos organizacionais, possibilitou um mapeamento do SAG exportador de mamão brasileiro sob uma perspectiva dinâmica, ao incluir tendências de evolução de fatores selecionados. Foram apontadas possíveis explicações para a capacidade de adaptação e resposta dos arranjos no atendimento dos fatores determinantes do padrão de concorrência. As duas abordagens teóricas consideradas complementaram-se na análise da aderência das estratégias adotadas pelas empresas exportadoras, para suprimento de matéria-prima e para distribuição no mercado internacional, aos fatores determinantes do padrão de concorrência, possibilitando inferir sobre a capacidade competitiva proporcionada por essas formas organizacionais no SAG exportador de mamão brasileiro.Downloads
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Publicado
2007-06-01
Edição
Seção
Estratégia & Economia de Empresas
Como Citar
Competitividade e coordenação no sistema agroindustrial exportador de mamão brasileiro: estudo de casos múltiplos. (2007). Revista De Administração, 42(2), 178-191. https://doi.org/10.1590/S0080-21072007000200006